Cadeira de rodas controlada pelo celular é desenvolvida por alunos da Fucapi - Fato Amazônico


Cadeira de rodas controlada pelo celular é desenvolvida por alunos da Fucapi

Uma cadeira de rodas controlada pelo simples toque do telefone celular foi desenvolvida por alunos do curso de automação industrial do nível técnico da Escola Fucapi, em Manaus. A novidade está sendo apresentada durante a 11ª Feira Tecnológica da Fundação, que iniciou na última quinta-feira (30/10) e terminou ontem, das 9h às 21h, nos blocos A e D do campus da instituição.

De com o orientador do projeto, engenheiro de controle e automação, Eduardo Souza, a ideia surgiu para facilitar o cotidiano e atividades rotineiras dos cadeirantes, pois com essa tecnologia será possível melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. No Brasil, as estatísticas apontam que há 24,5 milhões de portadores de deficiências e boa parte necessitam de cadeira de rodas para se locomover.

Souza explicou que o projeto levou dois meses para ser desenvolvido, envolvendo desde a fase de concepção da ideia até a execução do protótipo. “Uma cadeira de rodas com esse sistema adaptado poderá chegar a custar entre R$ 1,6 mil a R$ 2mil no mercado. É um investimento que dará a liberdade para a pessoa que utiliza cadeira, pois ela mesma poderá controlar para onde quer ir”, explicou.

Protótipo da cadeira controlada pelo celular está exposta na Feira Tecnológica

Essa locomoção via celular é possível por meio do sistema de microcontroladores arduino que está disponível por meio de um link aberto na internet.

Para o aluno do 2º módulo de Automação Industrial, Carlos Leandro Batista, a experiência de elaborar o protótipo é fundamental para sua carreira. “Desenvolver um projeto dessa natureza me deu a possibilidade de aprender ainda mais e também compartilhar conhecimentos por meio da exposição nesta Feira Tecnológica”, disse.

Sobre a Feira

A Feira Tecnológica da Escola FUCAPI é um evento com entrada gratuita, aberto para todos os públicos interessados em inovação e tecnologia. Empresas, investidores, empreendedores e estudantes estão convidados a visitarem o evento.

Fonte Agência Fucapi