Câmara aprova Moção de Repúdio à direção do ICBEU Manaus – Veja o Vídeo da agresão ao menino - Fato Amazônico

Câmara aprova Moção de Repúdio à direção do ICBEU Manaus – Veja o Vídeo da agresão ao menino

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na manhã desta terça-feira (7), a Moção de Repúdio nº 157/2015, à direção do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU Manaus), devido ao episódio de agressão a um estudante ocorrido dentro das dependências da instituição. A Moção, de autoria do vereador Sildomar Abtibol (PROS), que será enviada ao instituto, foi subscrita por 37 vereadores.

Conforme a Moção, a agressão, ocorrida nas dependências da escola – onde em um vídeo, um aluno do colégio Lato Sensu aparece espancado outro aluno do colégio IDAAM – deixou os vereadores estarrecidos e revoltados. Ainda, segundo o documento, o instituto não protegeu a criança, não assegurou seus direitos e muito provavelmente comunicou o fato ocorrido ao Conselho Tutelar, num evidente desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para o autor da Moção, a violência ocorrida, dentro de uma instituição de ensino, chama a atenção de todos os envolvidos em educação. “Não cabe numa escola não ter funcionários nos corredores para monitorar os alunos que estão fora de sala de aula. A moção é para chamar a atenção das escolas particulares, municipais e estaduais para o que está acontecendo. Todos os envolvidos, no ocorrido, têm que tomar as medidas cabíveis”, defendeu Sildomar.

Carta aberta

No último sábado (4), o ICBEU Manaus veio, a público, por meio de carta aberta à sociedade, no site da instituição – formalizar que repudia veementemente qualquer ato ou manifestação de violência, por qualquer razão, seja ela física ou psicológica. Afirmou, ainda, que “medidas estão sendo estudadas para que problemas como esse jamais se repitam dentro da Instituição, inclusive com apoio psicológico aos envolvidos”.