Ao centro o vereador Dieckson Weslen, eleito presidente da Câmara, a esquerda o vice, Basílio Curipaco e a vereadora Jackeline Silva (Foto Divulgação )

O vereador Dieckson Weslen Diógenes (PR) é o novo presidente da Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira para o biênio 2019/2020. Ele venceu a disputa com 7 votos, contra 6 da chapa concorrente de Eder Lopes Otero (PT do B), na noite de sábado(9).

A nova eleição para a Câmara Municipal de São Gabriel foi determinação da desembargadora Nélia Caminha adotada na última terça-feira, dia 5.

A chapa liderada pelo parlamentar eleito foi lançada depois da vereadora Otacila Lemos retirar sua candidatura à presidência da Câmara. A Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos da Casa pelos próximos dois anos terá como vice-presidente o vereador Basílio Curipaco e a vereadora Jackeline Silva, como secretaria.

Agravo Interno

A desembargadora Nélia Caminha atendeu a Agravo Interno interposto contra a decisão da magistrada, que no dia 8 de janeiro garantiu a posse na Presidência da Câmara Municipal à vereadora Otacila Lemos Barreto, o vereador Alex Gonçalves Fontes propõe uma nova eleição – uma espécie de segundo turno que poria fim no impasse criado pelo empate de 6 a 6 na eleição  para escolha no novo chefe do Poder Legislativo.

No dia 8 de janeiro, a desembargadora Nélia Caminha por meio de mandado de segurança assegurou à vereadora Otacila Lemos Barreto  a posse no cargo já ocupado  pelo colega da mesma, vereador Alex Gonçalves Fontes.

No entendimento da desembargadora, o critério de desempate seria o da idade, ou seja, toma posse como presidente o vereador mais idoso.