Câmara Municipal de Manaus vota na próxima quinta-feira “Cachorródromos” - Fato Amazônico

Câmara Municipal de Manaus vota na próxima quinta-feira “Cachorródromos”

A Comissão de Revisão do Plano Diretor da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai votar na próxima quinta-feira (28) a emenda que prevê a criação de áreas exclusivas para socialização de animais domésticos em praças e parques da cidade, podendo ser chamadas de “Cachorródromos”. De autoria do ouvidor da CMM, vereador Hiram Nicolau (PSD), a mudança está prevista na Emenda 009/2013, na qual altera o Projeto de Lei 002/2013, que trata do Código de Obras e Edificações do Município.

“Quem tem animais em casa sabe da falta de locais públicos destinados à socialização deles, diferente de grandes cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Já ficou provado que o contato com os animais é importante para formação psicológica e social do ser humano. Portanto, nada mais justo que criar uma área especial para recreação”, explicou o parlamentar.

O parlamentar citou como exemploPorto Alegre, que possui o Parque Farroupilha, local conhecido pela população carinhosamente como “Cachorródromo” por receber há anos uma grande concentração de pessoas com cães e gatos.“Em Porto Alegre, todas as pessoas buscam esse espaço público para ter um momento de saudável socialização com seus animais de estimação seja diariamente ou aos finais de semana”, disse.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), existem em Manaus cerca de 200 mil animais domésticos (entre cães e gatos). Para Hiram, esse número não pode ser ignorado no Plano Diretor. “Vivemos com a realidade que existem muitos donos irresponsáveis que abandonam seus cães e gatos nas ruas. Acredito que temos que valorizar os donos que têm a posse responsável e precisam de um lugar para passear com seus animais”, afirmou Hiram.

ONG

A diretora da organização de Proteção, Adoção e Tratamento Animal (Pata), Joana Darc, comemorou o parecer da Comissão do Plano Diretor favorável à emenda que cria áreas de recreação para animais nos parques e praças. “A criação de espaços destinados a esses animais em praças públicas irá favorecer a vida do manauense de diversas maneiras, pois oferecerá o conforto de um espaço livre para o exercício constante dos animais”.

Joana completou dizendo que a área contribuirá para o estímulo da importância da posse responsável através de palestras, que poderão se oferecidas pelas próprias entidades de proteção aos animais, ajudando na diminuição do abandono de animais e do trato indevido. “Com toda certeza vamos torcer para que a comissão aprove a emenda do vereador Hiram Nicolau”.