Campanha já arrecadou mais de 1,2 mil livros para doação na 1ª Feira do Livro - Fato Amazônico

Campanha já arrecadou mais de 1,2 mil livros para doação na 1ª Feira do Livro

Mais de 1,2 mil livros didáticos e paradidáticos, usados e em bom estado que foram arrecadados por meio de campanha desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e estarão disponíveis durante a 1ª Feira de Livros, que acontecerá no próximo sábado, 18, no Parque Municipal Ponte dos Bilhares.

O evento faz parte do Projeto Cultura no Parque, desenvolvido pela Semmas, com a finalidade de movimentar o parque com um calendário de atividades até o final do ano voltadas à população da cidade. A ideia da feira é despertar o gosto pela leitura e a conservação dos livros e prestar uma homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil (18/04).

A iniciativa conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Engenharia do Trânsito (Manaustrans), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Centro Municipal de Artes Anibal Beça.

Além do estande da Semmas com os livros gratuitos, também haverá estandes com exposições e vendas de títulos pelas livrarias da cidade. Estarão expondo as livrarias Valer, Nacional, Paulinas Livraria, Distribuidora Apoio, Sebo Livrarias e as escritoras Alessandra Karla Leite e Ana Maria Peixoto, que levarão suas obras para a garotada. O evento conta com o apoio da União de Política Animal (Upa), Federação Espírita Amazonense e Faculdade Estácio Amazonas. A Biblioteca Móvel do Sesc, a Bibliosesc, também estará no local, permitindo o acesso gratuito a obras da literatura mundial para consulta e leitura.

Além dos livros, haverá também apresentações teatrais, de música e grafiteiros, do Projeto Arte de Rua do Sesc. Na segunda etapa, acontecerá a doação de livros, a distribuição de mudas e a apresentação dos grupos de contadores de histórias. A Manauscult, responsável pela gestão da Biblioteca do Sesi, estará com uma equipe de recreadores realizando pintura facial e brincadeiras com a garotada. O projeto Sesc de Rua levará ao parque a companhia de dança The Fusion Dance, a banda Casa de Caba, o escritor de grafitti Arab, a Cia Cartola Clowtidiano e a Cia Experimental de Dança Um Novo Olhar.

A campanha de arrecadação de livros da Semmas foi desenvolvida ao longo de um mês pelos servidores do órgão. Foram instalados postos de coleta de livros na sede da secretaria, na Rua Rubídio, 288, Vila da Prata, no Parque Ponte dos Bilhares, no Parque Lagoa do Japiim e na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os interessados ainda podem doar livros, bastando para isso se dirigir aos pontos de coleta.