Caos na saúde - Maqueiro e agente de segurança fazem sutura no Hospital Lázaro Reis em Manacapuru - Fato Amazônico


Caos na saúde – Maqueiro e agente de segurança fazem sutura no Hospital Lázaro Reis em Manacapuru

Uma foto no mínimo fora do comum, divulgada por técnicos do Hospital Lázaro Réis, em Manacapuru (AM), mostra como a saúde é tratada no município da terra das “Cirandas”.

No hospital de Urgência e Emergência da cidade, um suposto agente de segurança e um maqueiro são fotografados com um kit sutura em plena atividade médica naquela unidade de saúde.

A foto causou perplexidade, reações adversas, revoltou a população e, sobretudo, técnicos da área médica e de enfermagem do Lázaro Reis.

“Duvido que se fosse um técnico ou um enfermeiro iriam tirar foto e postar agradecendo a enfermagem. Mas tudo bem. Um técnico estuda dois anos e um enfermeiro cinco par ir buscar o kit de sutura para o segurança e o maqueiro fazerem a sutura”, comentou um funcionário do hospital que não iremos citar o nome.

Não menos indignado, um outro funcionário que, também, preservaremos sua identidade, destacou: “Quero aqui pedir que não se repita esse tipo de atitude. Sei da boa vontade, mas também sei da maldade de alguém pode fazer com essa foto se ela for parar no Facebook. Não vai ser legal pra nenhum de nós”.

O mesmo funcionário reitera o seu comentário: “Não a foto, mas o ato. Por mais carregado de boa vontade apresenta limites técnicos, funcionais e éticos próprios dos profissionais de saúde. A questão é cada um de nós ter clareza dentro dessa estrutura hospitalar da qual a nossa função para que a máquina funcione a contento à nossa população”.