Caprichoso inova ao definir tema indígena para 2014 - Fato Amazônico




Caprichoso inova ao definir tema indígena para 2014

O tema “Táwapayêra” foi escolhido pela Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso para nortear as apresentações do boi de arena em 2014. O anúncio foi feito na noite de ontem, 09, na Festa “Dabakuri”, realizada no Clube de Campo, voltada para sócios, convidados e imprensa.

A divulgação do tema ocorreu no momento tribal, com a participação do pajé Waldir Santana, que fez o cerramento da placa temática, juntamente com uma criança.

De acordo com o presidente artístico e coordenador do Conselho de Artes do Caprichoso, Rossy Amoedo, o tema foi escolhido por unanimidade pelos demais conselheiros e abordará o significado da palavra “Táwapayêra” de origem da língua “Nheengatu”, língua matriz de outros dialetos indígenas, e faz referência a “Aldeia Mística”.

"É um significado que abre um leque muito grande de concepção, permitindo um alicerce poético de criação, tanto alegórico, quanto artístico, onde o Caprichoso fará uma apresentação grandiosa na arena”, assegurou Rossy.

Para o membro do Conselho, Gil Gonçalves, o Boi Caprichoso inicia um novo formato, com uma proposta de boi de arena inovadora. “Começamos a chamar atenção pelo tema. Vamos desbravar o mundo místico e indígena da nossa região e o lado transcendental da nossa cultura”, afirmou.

Além do anúncio do tema 2014, a Noite “Dabakuri” teve as apresentações de alunos da Escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle, Troup Caprichoso e demais apresentações.

Diretoria

Durante o evento, o presidente Joilto Azedo apresentou a diretoria do bumbá. O corpo executivo da nova administração foi anunciado subdividido em Diretoria Executiva, Conselho de Artes, Conselho Musical, Conselho de Ética, Conselho Fiscal, Departamento Cultural, Departamento Social e Assessoria de Imprensa.

“São pessoas que vão contribuir com a nova administração e com o festival, e vamos iniciar nossa gestão trazendo pessoas que antes estavam afastadas, como o Arlindo Junior, agregando também aqueles que já contribuíram muito com o boi no passado”, afirmou Joilto Azedo.

Foi apresentando ainda o grupo de itens oficiais individuais: Apresentador, Arlindo Junior; Levantador de Toadas, David Assayag; Amo do Boi, Junior Paulain; Porta-estandarte, Raissa Tupinambá; Sinhazinha da Fazenda, Karyne Medeiros; Rainha do Folclore, Brena Dianná; Cunhã-Poranga, Maria Azêdo; Pajé, Waldir Santana; Tripa do Boi, Marcos Azevedo.