Carlos Alberto faz alerta sobre acidentes fluviais e pede mais fiscalização - Fato Amazônico


Carlos Alberto faz alerta sobre acidentes fluviais e pede mais fiscalização

O deputado estadual Carlos Alberto (PRB) discursou nesta quinta-feira (31), no plenário Ruy Araújo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre acidentes fluviais que aconteceram no mês de agosto deste ano na Bahia, Roraima e Pará. De acordo com informações do 9º Comando Naval da Marinha do Brasil, no primeiro semestre de 2017, o Amazonas registrou 44 ocorrências de acidentes com embarcações nos rios. O parlamentar promete fazer um Projeto de Lei para que os órgãos de fiscalização atuem com mais rigidez na região.

“Os acidentes fluviais com vítimas estão acontecendo com certa frequência no Amazonas e no Brasil. Esse problema traz a importância de nós darmos mais atenção para esses fatos. Vale lembrar também que estamos em época de vazante, onde a Defesa Civil do Amazonas já emitiu sinal de alerta para as calhas dos rios Juruá e Purus”, disse o parlamentar.

Ainda conforme o deputado Carlos Alberto, o acidente mais recente aqui no Estado ocorreu no último domingo (27), no rio Amazonas, onde duas embarcações colidiram e seis pessoas ficaram feridas. Na ocasião, uma adolescente morreu com o impacto causado pelos barcos.

“Quero aqui fazer um alerta para as autoridades e a sociedade em relação a esse problema, pois vidas não podem continuar sendo perdidas. Vale lembrar que no nosso Estado, o modo de transporte mais utilizado é o fluvial, devido ao grande número de rios, assim aumenta a necessidade de um acompanhamento e fiscalização com mais rigor”, frisou Carlos Alberto.

O parlamentar também destacou na tribuna que fará um Projeto de Lei (PL) para sanar problemas nos rios e nas embarcações. “Apresentaremos um projeto para os órgãos competentes fiscalizarem mais esses barcos. Verificarem esses itens de segurança e fazer um acompanhamento correto para a população não sofrer problemas”, explica o deputado.