O Serviço de Abordagem Social REAME realizará, neste sábado (16/02), às 15h, uma ação de conscientização sobre a proteção de crianças e adolescentes durante o Carnaval. Com o tema “Vamos brincar, mas também vamos cuidar!”, a atividade ocorrerá no Mauazinho, na Zona Leste de Manaus.

A equipe do REAME, em parceria com o Conselho Tutelar, fará uma carreata pelas principais ruas do bairro, com o objetivo de sensibilizar a população a denunciar qualquer situação de violência, especialmente a exploração sexual, o trabalho infantil e o uso de álcool e drogas por crianças e adolescentes. Além disso, buscará alertar para o combate à violação de direitos de meninos e meninas em situação de rua.

“O Carnaval é um período no qual se intensificam os casos de abuso e exploração, em suas variadas formas, da população infanto-juvenil. Precisamos conscientizar a sociedade sobre a importância de identificar e denunciar esses casos”, destaca o coordenador do REAME, Rigor Maranhão.

Após a ação, ainda no sábado, os abordadores sociais se deslocarão para a Banda do Mau Mau, onde entregarão pulseiras de identificação de menores, contendo nome, filiação e contato do responsável. Também será fiscalizado o cumprimento da portaria 001/2019-GJ / JIJI, que define, entre outras regras, a proibição da entrada e permanência de crianças menores de cinco anos em bandas e blocos carnavalescos, em locais públicos ou privados, mesmo que acompanhadas dos pais ou responsáveis.

As atividades do REAME se estenderão durante todo o período de folia, com a presença de uma equipe nas demais bandas e blocos do bairro. “Nos anos anteriores, realizamos campanha de orientação nos maiores blocos da cidade, mas neste Carnaval optamos por voltar nossa atenção para o Mauazinho, que terá uma intensa agenda carnavalesca e é um bairro muito vulnerável a esse tipo de situação”, explica Maranhão.

No cronograma do projeto, estão previstas ações na Banda Mauazinho na Folia (23/02); Bloco Amigos do Vitória Régia (24/02); Banda do Castelo F.C. (02/03); Banda Amigos do Bá (03/03); e Banda Império do Mauá (04 e 05/03).