Cartório de Presidente Figueiredo realiza 87 casamentos - Fato Amazônico




Cartório de Presidente Figueiredo realiza 87 casamentos

O Cartório Extrajudicial da Vara Única da Comarca de Presidente Figueiredo, município localizado a 110 quilômetros de Manaus, realizou no último sábado (09) um casamento coletivo com 87 casais das comunidades rurais daquele município.

A iniciativa foi da Secretaria de Ação Social de Presidente Figueiredo e a cerimônia foi realizada no Ginásio de Esportes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na sede do Presidente Figueiredo.

O casamento contou com casais que já estavam vivendo em situação de união estável, mas que queriam oficializar esse compromisso. "A maioria já vivia em uma união estável e resolveram se unir em matrimônio. Uma ótima iniciativa da Secretaria de Ação Social, que dá oportunidade a essas pessoas de oficializar essa união, porém, não têm condições de arcar com as despesas, tanto de cartório, quando da cerimônia", disse a juíza titular da Comarca de Presidente Figueiredo, Ana Paula Pereira Braga.

A juíza ressalta que somente as custas com o cartório, o casal pagaria cerca de R$ 180,00 e isso foi arcado pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Ação Social.

"Tudo foi muito bem organizado. Um evento com 87 casais, com as respectivas famílias, que teve recepção dos noivos, os casais brindaram com champanhe e depois teve a festa com direito a bolo", ressaltou Ana Paula Braga.

Uma situação que chamou a atenção dos organizadores foi o casamento de quatro casais de uma mesma família – pais, filhos e tios -, que oficializaram a união com seus cônjuges.

Casamento

O casamento é formalizado por meio de uma celebração feita por um juiz de paz ou de direito. Depois, o casamento vai para o registro civil de onde é emitida uma certidão de casamento.