Centro Cirúrgico da Maternidade Moura Tapajóz entrará em reforma - Fato Amazônico

Centro Cirúrgico da Maternidade Moura Tapajóz entrará em reforma

A Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará entre os dias 07 e 14 de maio reparos e adequação do Centro Cirúrgico da Maternidade Moura Tapajóz. As obras ocorrerão em cinco salas de procedimento e recuperação anestésica do Centro Cirúrgico da Maternidade.

“As modificações fazem parte da intenção da Secretaria Municipal de Saúde para tornar qualitativos e de excelências todos os serviços de saúde prestados em unidades da capital, sob a responsabilidade da Prefeitura”, afirma a Diretora do Departamento de Redes de Atenção, Angela Maria Loureiro da Silva.

Plano de Contingência

Para que a intervenção garanta a atenção à saúde da população sem prejuízos aos atendimentos realizados na Moura Tapajóz um plano de contingência está sendo colocado em operação. Nele, em uma das enfermarias da Maternidade serão colocados dois leitos para partos normais e dois berços aquecidos para cuidados dos recém-nascidos. Uma terceira cama, hoje montada no pré-parto, também será utilizada para os partos normais. Dentro do bloco cirúrgico está sendo montada uma sala para procedimentos em casos de necessidade de intervenção invasiva causada por complicações durante os partos normais.

A Central de Regulação de Leitos também foi comunicada sobre a limitação temporária. As maternidades estaduais estarão dando o suporte necessário, durante os dias em que estiverem sendo feitos os reparos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará de sobreaviso para atender a situações de remoções que precisem ser feitas entre hospitais, durante os oito dias de reformas.