O Centro de Excelência Caixa, um projeto da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), está com as inscrições abertas para Ginástica Artística (GA) e Ginástica Rítmica (GR), destinadas às crianças de cinco a dez anos de idade. As aulas têm início na próxima segunda-feira (24).

Para realizar as inscrições, que seguem até o preenchimento de todas as vagas,os interessados deverão comparecer à Quadra Poliesportiva Luciano Soares (localizada no conjunto Eldorado, Parque Dez, zona Centro-Sul), de segunda à sexta, das 8h às 10h e das 14 às 19h, portando uma cópia da certidão de nascimento, duas fotos 3×4, comprovante de residência e declaração da escola onde a criança estuda. A taxa de inscrição é de R$ 10, mas as aulas são gratuitas.

No total, são oferecidas 230 vagas para iniciantes, sendo 150 para a ginástica artística e 80 para a ginástica rítmica. As turmas são coordenadas pelas técnicas Samia Maia e Elizabeth Martins. As aulas são ofertadas em dois turnos: pela manhã, das 8h às 11h e pela tarde, das 14h às 18h.

O objetivo do projeto este ano, segundo a professora Samia Maia, é dobrar o número de participantes do sexo masculino e descobrir ginastas capazes de representar o Amazonas nas principais competições nacionais e internacionais.

“Ano passado tivemos um número muito bom de alunos, e este ano, esperamos recrutar ainda mais jovens, principalmente do sexo masculino, cuja procura aumentou em 2013. Chegamos a contabilizar 80 meninos e nosso foco é dobrar esta participação em 2014. Somente assim, nós poderemos lapidar muito bem nossos ginastas e descobrir talentos”, disse a professora, ao lembrar que as principais atletas da modalidade já passaram pelo Centro de Excelência, como Emily Goes, Maria Isabel Padilha e Amanda Sales.