Cerimonialistas de órgãos estaduais e municipais receberam diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas e à cidade de Manaus. O evento, uma iniciativa da vereadora Professora Therezinha Ruiz (PSDB), realizado na tarde da sexta-feira (26/10), também prestou homenagem aos profissionais pela passagem do Dia Nacional do Cerimonialista, comemorado em 29 de outubro.

O evento, presidido pela autora das homenagens, contou com a presença de chefes cerimonialistas de vários órgãos públicos e suas respectivas equipes e da fundadora do Comitê Nacional de Cerimonial Público, Lourdes Buzaglo.

Therezinha Ruiz destacou que o momento representa a gratidão pelo trabalho, organização e planejamento que as equipes de cerimoniais realizam para que o sucesso de seus eventos seja o resultado de seus esforços e competências. Em nome da chefe de Cerimonial da Câmara Municipal de Manaus, Ieda Frota, parabenizo todos os que compões as equipes de cerimonialistas do Estado e do Município. Vocês são os verdadeiros anfitriões dos órgãos públicos”, enfatizou.

Lourdes Buzaglo ressaltou que os cerimonialistas são pessoas que levam com bravura a profissão. Reconhecer o trabalho árduo desse profissional me encoraja, a cada dia, buscar a profissionalização dessa categoria. “Como membro do Comitê Nacional de Cerimonial Público me comprometo acompanhar o processo na Câmara Federal que nos tornará um profissional registrado”, garantiu Lourdes Buzaglo, parabenizando todos os cerimonialistas presentes.

Para o chefe do Cerimonial da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Tiago Freitas, receber a homenagem pela UEA é extremamente gratificante, principalmente porque o time é formado por egressos e alunos da universidade. “Sou egresso tanto do curso de bacharelado de Turismo, como também da Especialização de Gestão e Produção de Eventos e a instituição se preocupa com a formação de bons profissionais. O fato de estar recebendo essa homenagem em nome do nosso cerimonial valoriza ainda mais a nossa profissão que cuida da imagem de uma instituição”, enfatizou.

Na ocasião, um vídeo sobre a história do Cerimonial desde o início das civilizações antigas, enfatizando os hábitos e costumes em comemorações nos rituais de cada época e avanços de eventos solenes foi apresentado aos presentes na homenagem. O texto do vídeo foi de autoria da chefe do Cerimonial da CMM, Ieda Frota, também homenageada com o diploma de Honra ao Mérito e um buque de flores.

Therezinha Ruiz fez questão de entregar os diplomas de Honra ao Mérito à Lourdes Buzaglo, à diretora do Cerimonial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Isaura Dutra Cardoso, à diretora da Divisão de Cerimonial do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Erika Ferreira Ribeiro, à assessora de Relações Públicas e Cerimonial do Ministério Público, Tereza Beatriz Barbosa, à diretora do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM), Soniene Maria Corrêa, à coordenadora de Eventos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Tayana Costa Rubim, ao chefe de Cerimonial da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Tiago Pinto Freitas, à assessora de Cerimonial da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Joyciane Rodrigues Mendes e a todos que compõem as equipes de cerimonialistas do Governo do Estado e Município.

Da mesma forma, a vereadora também entregou o diploma ao mestre de cerimônia da Câmara Municipal de Manaus, Dorival Carvalho, conhecido com Dori, que fez aclamação de um poema aos homenageados.

“Dizem que um mestre de cerimônia deve ser discreto e não chorar”, disse Dori.