Cheia do Rio Amazonas, novo drama e situação de emergência na Cidade Garantido - Fato Amazônico

Cheia do Rio Amazonas, novo drama e situação de emergência na Cidade Garantido

Parintins, AM Por Jonas Santos – Antes de pensar em vencer o seu arquiinimigo, o boi Caprichoso, o Garantido terá que enfrentar fúria da enchente do Rio Amazonas. A Cidade Garantido, que é o quartel-general do boi, está inundada. A água chegou e invadiu todas a dependências do complexo, obrigando os artistas a removerem as alegorias do galpão e trabalharem do lado de fora, no curral e na praça da “cidade”. O drama vivenciado pelos artistas se repete aos Festivais de Parintins do ano de 2009, na cheia histórica e de 2012, quando o boi se mudou para a concentração do Bumbódromo.

“Realizamos mais de três reuniões e decidimos ficar aqui mesmo. Ir para o Bumbodromo é traumático e requer muito sacríficio dos artistas”, disse o coordenador da Comissão de Artes, Fréd Góes. No fim de semana, o presidente do boi, Telo Pinto, liderou pessoalmente a operação convocando todos os segmentos da agremiação para essa Situação de Emergência.

No fim de semana, o Garantido teve atraso de três dias de trabalho. Chuvas torrenciais fizeram as águas do rio transbordar até nos galpões e a atingir até o curral e os serviços foram suspensos. “ Temos somente 30% de restante de soldagem de alegorias para terminar e agora é torcer para que a água do rio estabilize e comece a baixar. Se chover, por exemplo, novamente, vamos parar e quando passar continuaremos. Vamos estar prontos para o bicampeonato”, completou Góes.

Na Cidade Garantido, os trabalhadores andam pelas vielas alagadas sobre pontes improvisadas. Até a rua Odovaldo Novo, que fica em frente a Cidade Garantido foi inundada e carros e motos passam com dificuldades.

Ontem, representantes do Ministério Público do Trabalho estiveram no quartel general do bumbá avaliando os riscos de acidentes de trabalho. Uma interdição da Cidade Garantido, a menos de um mês para o Festival seria uma grave ameaça a realização do evento.

Ao ver a presença do MPT um artista do boi ironizou: “Os procuradores bem que poderiam trazer a Defesa Civil do Estado para nos ajudar. A nossa situação, a situação do Garantido não é diferente das demais famílias atingidas pela enchente do rio”.

Nota:

A diretoria divulgou por meio de nota que a Rodovia Odovaldo Novo ficará interditada, nesta quarta-feira, 04, no trecho em frente a Cidade Garantido entre 7h às 11h para remoção de módulos de alegorias do galpão para o prédio da Cibrazen, ao lado da escola de Artes.