Chuvas deixam Defesa Civil em alerta em Manaus - Fato Amazônico




Chuvas deixam Defesa Civil em alerta em Manaus

Em decorrência da chuva que começou a atingir em Manaus no fim de ontem, a Defesa Civil registrou, até as 18h, três ocorrências: um dano em uma casa na comunidade Santa Inês; um de risco de desabamento de casa de madeira no bairro Alfredo Nascimento, onde a residência fica localizada próximo a um igarapé; e um desabamento de muro sobre casa no bairro Jorge Teixeira II etapa. Nesta última, técnicos da Defesa Civil de Manaus foram ao local para verificar se há necessidade de remoção da família.

Todas as ocorrências foram registradas por meio do número de emergência 199. As equipes da Defesa Civil de Manaus estão em alerta desde as 17h por conta da previsão de chuva encaminhada pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que alertou para uma instabilidade a aproximadamente 10 quilômetros a leste de Manaus. O alerta informou, ainda, a possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com ocorrência de trovoadas e rajadas de vento, passando após a ocorrência de chuva fraca no decorrer da tarde.

Os pluviômetros instalados na capital registraram nas últimas quatro horas o os seguintes volumes de água: 54.6mm na zona Oeste, 36mm na zona Leste e 25,2mm na zona Norte

A Defesa Civil de Manaus trabalha com plantões 24 horas por dia. Qualquer ocorrência pode ser registrada por meio do número 199.