Ciclista inglês pedala até Manaus para acompanhar jogo Inglaterra e Itália na Arena da Amazônia - Fato Amazônico

Ciclista inglês pedala até Manaus para acompanhar jogo Inglaterra e Itália na Arena da Amazônia

Uma longa jornada de quase seis meses de Porto Alegre (RS) até Belém (PA) e de balsa para Manaus. O ciclista britânico Andy Smith, que está fazendo uma turnê de bicicleta pelas sedes da Copa do Mundo no Brasil, chegou ontem a capital amazonense para assistir amanhã a estreia da Inglaterra na Copa do Mundo em partida contra a Itália, na Arena da Amazônia.

Ao chegar ao Centro Cultural Povos da Amazônia, Zona Sul de Manaus, o britânico falou com jornalistas sobre a experiência de pedalar mais de 8 mil quilômetros pelo Brasil.

Smith gostou do que viu no Brasil e ressaltou a diversidade da cultura brasileira. “É muito difícil escolher uma cidade preferida, mas eu diria que são diferentes. Cada uma tem diferentes culturas”, disse.

O ciclista inglês deixou o emprego de gerente contábil na cidade de Borough, Inglaterra, e resolveu pedalar pelo Brasil. A jornada teve início em 21 de janeiro, em Porto Alegre, passou por Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza, chegando agora a Manaus.

Fã de futebol, o ciclista de 35 anos conta a maior motivação para fazer a jornada: “Desde que foi anunciado que o Brasil sediaria a Copa de 2014, eu pensei nessa ideia. Este é um país fascinante, rico em cultura e de uma beleza incrível, e ainda tem o futebol”, explicou.

Solidariedade

Além de aventureiro, Andy também é solidário. Em sua página na web (smudgersambacycle.org) ele arrecada fundos em benefício a instituições que possuem projetos de inclusão para crianças e adolescentes de baixa renda ou que sofrem com questões de violência, drogas, discriminação, deficiência física e mental e pessoas soropositivas.