Circuito Mundial de Tênis de Mesa Amazônico esquenta o fim de semana - Fato Amazônico

Circuito Mundial de Tênis de Mesa Amazônico esquenta o fim de semana

A sexta-feira foi marcada pelo segundo dia consecutivo do Circuito Mundial Amazônico de Tênis de Mesa, que segue até domingo (23), na Plenária do Studio 5, na avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial. O evento, que conta com a participação de 202 atletas olímpicos e 43 paraolímpicos, é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Federação deTênisdeMesado Amazonas (FTMA) e Confederação Brasileira deTênisdeMesa(Cbtm).

Segundo o presidente do presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA), André Galvão, o Amazonas está muito bem representado na Copa Brasil pelos 72 atletas locais. “Neste segundo dia, já podemos visualizar um resultado bem positivo. Temos atletas que estão participando pela primeira vez de um campeonato a nível mundial e já se destacaram. Nosso objetivo, além de obter as melhores colocações, é ser o Estado com o maior número de medalhas”, contou o presidente da FTMA.

Primeiros resultados

A Copa Brasil de Tênis de Mesa, que teve início na manhã da última quinta-feira (20), e segue até domingo (23), já conhece seus primeiros vencedores. Na categoria A Masculino, o grande campeão foi Henrique Narita, do AOVC/KENZEN/ITU/AOCV/JUVENTUS – SP, que venceu Israel Barreto, da APCEF MANAUS – AM, por 3 sets a 2 (9/11, 11/6, 1/11, 11/9, 11/6).

Já na B masculino, quem levou a melhor foi Matheus Shimoki, atleta de Santo André-SP. Ele bateu Henrique Hayashi, de Campo Grande-MS, também por 3 sets a 2 (12/14, 7/11, 11/8, 11/7, 11/8).

No naipe feminino, foram disputadas as categorias B e E.Representando a Associação Esportiva Lassalista, a amazonense Suelen Ramos derrotou a atleta da Associação Nova Era T.M-SP, Luana Katsumata, por 3 sets a 1 (11/8, 11/6, 6/11, 11/9).

Na E feminino, a grande campeã foi outra amazonense, Brenda Amaral, da Associação Atlética Adalberto Valle – AM. Ela venceu Glauciane Mendes, da AABB-PA, por 3 sets a 2 (11/13, 13/11, 11/7, 8/11, 11/9).

Aquecendo a raquete

Aproveitando a presença dos nomes de peso para “bater uma bolinha” e treinar jogadas, o atleta paraolímpico amazonense Alexandre Alfon, esteve na tarde desta sexta-feira (21) na Plenária do Studio 5, para aquecer as raquetes. O atleta promete pódio para o sábado. “Minha partida é somente amanhã (22), às 13h30, mas estou aquecendo e trocando ideias com os outros rapazes. Joguei com mesatenistas que não são paratletas e me saí muito bem. É uma competição onde aprendemos e observamos o nível mundial dos atletas de elite do tênis de mesa”, explicou Alfon, que é um dos beneficiários do Bolsa Atleta municipal.

Ano passado, Alexandre defendeu a Absoluto Classe 10 e foi ouro após derrotar o paulista Alexandre Caldeira, por 3 sets a 2, com parciais de 11-9, 11-5, 12-10, 13-11 e 11-6.

Copa Latina

A Copa Latina de Tênis de Mesa teve início na noite desta sexta-feira (21), na Plenária do Studio 5, e segue até este sábado (22).

Ao todo, são dezesseis atletas de três países disputando a Copa Latina na capital amazonense: doze brasileiros, dois argentinos e dois cubanos. Principal nome brasileiro na competição, Cazuo Matsumoto, número 89 do ranking mundial, sabe das dificuldades que enfrentará, principalmente contra os cubanos. “Vai ser uma boa competição, os estrangeiros que vieram são muito fortes. Um dos cubanos ganhou do Tsuboi no Panamericano, e será difícil. Mas, se estivermos concentrados, mantendo o foco, algum brasileiro vai ser o campeão”, disse Cazuo, que levou a prata nos Jogos Sulamericanos Santiago 2014, sendo derrotado pelo brasileiro Gustavo Tsuboi. “Fiquei lesionado no final do ano passado e estou treinando desde janeiro. Joguei bem em Santiago e faltou um pouco de sorte na final, mas estou feliz porque consegui jogar bem”.