CMM convoca mais sete candidatos aprovados no concurso de 2003 para tomar posse - Fato Amazônico




CMM convoca mais sete candidatos aprovados no concurso de 2003 para tomar posse

Sete candidatos aprovados no concurso de 2003 da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foram convocados para trazer a documentação necessária para tomar posse. A decisão foi publicada no edital de convocação, divulgado no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo Municipal desta terça-feira (12).

A convocação faz parte do cumprimento ao mandato de segurança nº 2008.000987-5 que beneficiou nove candidatos que deverão ser nomeados nos próximos dias. Este ano, a CMM já convocou três candidatos aprovados no último concurso realizado pela Casa.

Os candidatos Ana Carmem Manthey, 4ª colocada para o cargo de agente administrativo; Ana Regina Vieira da Silva, 7ª colocada para o cargo de revisor; Marcos Alberto Vitor Evangelista, 25ª colocado para Assistente administrativo, atual técnico legislativo municipal e Ana Rita Cunha Lucas (3ª), Maria das Graças de Souza (4ª), Ruth Vieira da Silva (6ª) e Ieda Drumond de Lima (10ª), aprovados no concurso para o cargo de assistente administrativo, atual agente administrativo deverão comparecer ao departamento de recursos humanos da Câmara Municipal de Manaus, no prazo de cinco dias (a contar da publicação do edital, no dia 12), para apresentar a documentação e tomar posse. Ricardo Jander Cardoso, que também integra a lista dos contemplados, já foi chamado na última convocação realizada e julho deste ano.

O presidente da Câmara, Bosco Saraiva (PSDB), esclareceu que a decisão faz justiça aos candidatos que aguardam mais de dez anos para tomar posse. “Dos nove, um já está trabalhando e um cargo precisa ser criado, os demais já estão convocados em diário oficial para assumirem seus postos de trabalho conforme determinou a justiça do Estado”, explicou Bosco Saraiva.

“O gesto é administrativo, não é bondade, é necessidade e um ato de justiça, por isso a Mesa Diretora tomou essa decisão de não recorrer e chamar esses trabalhadores com a maior tranquilidade e senso de justiça”, afirmou.

Mais beneficiados

Nesta quarta-feira (13), a CMM deliberou o Projeto de Lei 491/2013, de autoria da Mesa Diretora, para a criação do cargo de inspetor de segurança na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com objetivo de dar posse ao candidato Pedro Fernandes Jatahy Júnior, também beneficiado com a decisão da justiça que convocou os demais concursados já convocados a tomar posse na CMM.

Bosco Saraiva (PSDB) explicou, durante a Sessão Plenária, que este é um caso específico, já que se trata de um cargo extinto. “Para que se cumpra a decisão judicial é preciso que o cargo seja criado. É uma única vaga de inspetor de segurança que irá atender um dos trabalhadores que foram chamados no Diário Oficial ontem (12)”, confirmou Bosco Saraiva.

Concurso 2003

O último concurso público realizado pela CMM recebeu 37 mil inscrições. De acordo com a Diretoria de Administração, das 191 vagas oferecidas, 116 candidatos foram nomeados, 52 exonerados, ou que deixaram de assumir e outros 93 remanescentes tiveram os cargos extintos por meio da Lei nº 213 de 27/04/2009, o que provocou a suspensão da convocação dos aprovados na época. A lei alterou a estrutura organizacional da CMM.

Novas convocações ocorreram este ano devido à aposentadoria de alguns servidores o que motivou a chamada neste ano de três aprovados.