Colégio Adventista do Centenário inaugura salas de aula em container - Fato Amazônico

Colégio Adventista do Centenário inaugura salas de aula em container

Curitiba, PR… [ASN] – Curitiba já é conhecida mundialmente como uma das cidades que mais se destaca em desenvolvimento sustentável. A capital paranaense foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012, como referência em “economia verde”. Reforçando esse exemplo e contribuindo com o meio ambiente, o Colégio Adventista do Centenário inaugurou oficialmente na última quarta, 23 de abril, um espaço montado dentro de um container, dedicado aos alunos do período integral.

Segundo o diretor João Cesi, mesmo existindo locais que também adotaram esse material, como lojas e casas, em meio às pesquisas não foram localizadas especificamente escolas em Curitiba com um espaço semelhante.

Praticidade, rapidez e sustentabilidade foram os motivos pela escolha do container. “Nós reutilizamos algo que seria jogado fora e reduzimos os gastos, já que não foram utilizados areia, cimento, tijolos, água, diversos recursos que nos fazem contribuir com a questão ambiental”, explica Cesi.

Educação integral

A novidade veio em dobro: além da estrutura, o período integral também é uma nova modalidade oferecida pela instituição. Atendendo às necessidades dos pais que buscavam essa opção, a unidade escolar disponibilizou dois turnos, manhã ou tarde, em que o aluno permanece durante seu período livre do dia. Ou seja, se o horário de aulas é pela manhã, a criança permanece durante à tarde nesse espaço, e vice-versa.

O horário é flexível, tendo o momento até para o soninho. As crianças participam de oficinas de informática, musicalização e recreação. Além disso, as tarefas de casa são feitas no local, tendo um acompanhamento mais individual e a facilidade de comunicação da professora do período integral com a do período regular para compreender a dificuldade do aluno. Assim, essa espécie de reforço fora do horário normal de aula reflete nas melhorias em classe.

Simone Nico é mãe de Maria Clara, que tem 4 anos de idade. Ela é uma das pessoas que escolheu matricular a filha em período integral justamente pela correria do dia. Sua busca por uma escola adequada tinha duas condições: que oferecesse a modalidade integral e que fosse de princípios cristãos. “A Maria Clara está gostando bastante. Na primeira semana notamos a diferença. Nós vemos a crença dela crescendo cada dia mais. Estamos bem satisfeitos”, elogia.

Estrutura

Colegio-Adventista-do-Centenario-inaugura-salas-feitas-com-container2

O container contém três salas, dois banheiros e a sala da coordenadora

Quanto à estrutura ser feita de container, a reação inicial é de surpresa, mas logo vem a aceitação. “Para mim foi novidade. Ficávamos pensativos em imaginar que a criança ficaria ali durante um período. Olhando por fora, a gente sabe que é container, mas dentro é uma sala normal com uma estrutura ótima. Acho excelente”, comenta Simone.

O local foi planejado pela equipe de engenharia da Igreja Adventista no Sul do Paraná. O projeto foi desenvolvido para atender 90 alunos. Com três salas, cada uma delas têm um limite de idade e de crianças, justamente para não se perder a qualidade. Atualmente, o período integral, no total, atende cerca de 76 alunos de Pré I ao 5o ano.

Foram seis meses de pesquisa e planejamento, e apenas 60 dias de execução. Antes mesmo de a estrutura ser montada, já haviam 60 matrículas efetivas para esse espaço. “Nos surpreende a satisfação, aceitação e a fila de pais esperando vagas. A confiança dos pais na escola é a minha maior realização”, comemora o diretor. [Equipe ASN, Jéssica Guidolin]