Com quatro gols de André, Manaus derrota o Fluminense por 6 a 5 na IV Copa Brasil - Fato Amazônico

Com quatro gols de André, Manaus derrota o Fluminense por 6 a 5 na IV Copa Brasil

Manaus (AM) – Dia de decisões para o Fluminense. Se no Maracanã, o Tricolor tinha o Vasco da Gama pela frente na semifinal do Campeonato Estadual do Rio (empatou em 1 a 1), na Arena Ponta Negra, em Manaus, o clube enfrentava os anfitriões para manter as chances de chegar à semifinal da IV Copa Brasil Manaus 2014, competição que está sendo disputada na arena montada no Complexo Turístico da Ponta Negra, um dos principais cartões-postais da cidade (Avenida Coronel Teixeira, próxima ao Anfiteatro). Melhor para o Manaus EC que, comandado pelo artilheiro André, venceu o Fluminense por 6 a 5 (gols de André (4) e Silvinho (2), para os amazonenses, Luiz Filip (2), Dila, Maikinho e Jacó, para os cariocas) e levantou o bom público presente nas arquibancadas. Abrindo a rodada, o Botafogo começou mal na competição, sendo derrotado pelo Sampaio Corrêa por 3 a 2 (gols de Eudin, Serginho e Roberto, para os maranhenses, Vini e Rodrigo, para os alvinegros). Em seguida, o Vasco da Gama passou pelo Vitória somente na disputa por pênaltis por 3 a 1 (Lucão, Igor Mello e Bokinha marcaram pelo Cruzmaltino, Danilo Buiu, pelo Rubro-Negro, e Ramón desperdiçou), após empate em 3 a 3 no tempo normal (gols de Jorginho, Bueno e Igor Mello, pelos cariocas, Reyder (2) e Danilo Buiu, pelos baianos) e 0 a 0 na prorrogação. Daqui a pouco, no último jogo da programação, Flamengo x Avaí. Ovacionado pela torcida, André exaltou a vontade do grupo manauara.

– Todos estão de parabéns. Tivemos um jogo muito difícil, com areia pesada, uma estreia diante de uma equipe jovem, mas veloz e que representa um clube de muita tradição. Alcançamos o nosso objetivo, que era vencer e dedico essa vitória ao povo de Manaus, que vem nos dando muito carinho. A equipe se comportou bem, lutou por todas as bolas, jogou com raça e isso valorizou ainda mais esse resultado. Fico feliz por ter dando a minha contribuição e agora vamos pensar no próximo confronto e buscar a vaga na semifinal.

– Foi uma partida bem disputada e nossa equipe mostrou a garra do nordestino, de se entregar, lutar e não desistir. Agora vamos esperar pelo resultado do outro jogo do grupo, entre Botafogo e Vila Velha, para saber se continuamos na competição – afirmou o confiante Francisco ‘Chicão’ Castelo Branco, técnico do Tubarão de São Luís.

A IV Copa Brasil prossegue nesta sexta-feira, dia 28, com mais quatro confrontos: Botafogo x Vila Velha (17h45min), Vasco da Gama x Vitória (19h), Fluminense x Manaus EC (20h15min) e Flamengo x Avai (21h30min). A arena tem capacidade para 2 mil pessoas e a entrada é feita na base de trocas por alimentos não-perecíveis. O campeonato na capital amazonense vale ainda como II Etapa do Circuito Brasileiro (o Vasco da Gama sagrou-se campeão no torneio de abertura, em janeiro, em Vitória-ES).

FLUMINENSE 5 x 6 MANAUS

Só deu Manaus nos três primeiros minutos de jogo. Estreando na competição, a equipe baré começou pressionando, com Silvinho chutando rente à trave, André acertando o travessão e Osmar quase abrindo o placar numa bela meia-bicicleta. O Fluminense não ameaçava Ginoza e Silvinho, em chute cruzado, fez o primeiro: 1 a 0, aos 5’21". O Tricolor respondeu com Maikinho em chute lindo, no ângulo, após bela jogada individual: 1 a 1, aos 5’59". André desempatou (7’02"), mas Luiz Filip, aproveitando a falha de Ginoza, empatou: 2 a 2, aos 9’08". André marcou mais uma vez (10’52"), mas Jacó, de falta, deixou o placar empatado antes do fim do tempo: 3 a 3, a 54 segundos do apito.

Silvinho deixou Manaus à frente no começo do segundo período (1’54") e André, inspirado e de cabeça, aumentou: 5 a 3, aos 2’13". O Fluminense não se intimidou, se mandou à frente, mas parou na trave do goleiro japonês. Luiz Filip cobrou a falta e Ginoza falhou novamente: 5 a 4, aos 5’48". André, mais uma vez, fez a torcida da casa comemorar após boa trama do ataque do Manaus: 6 a 4, aos 6’48". Depois de uma chuva de gols, a chuva caiu forte e deixou a partida mais catimbada, com lances mais violentos e divididas duras. Precisando vencer, o Fluminense diminuiu com dila, aos 4’27", e buscava o gol de empate, mas não havia mais tempo, eliminando o Tricolor do campeonato. Em casa, Manaus começou com o pé direito: 6 a 5.

BOTAFOGO 2 x 3 SAMPAIO CORRÊA

Estreante na competição, o Botafogo partiu para o ataque no início do confronto diante do Sampaio Corrêa, que precisava vencer para manter as chances de seguir no campeonato. Logo aos 4’, Vini abriu o placar para o Glorioso: 1 a 0. Serginho empatou em seguida. Sobravam espaços e o Alvinegro ficou à frente novamente, com Rodrigo Soares: 2 a 1, aos 6’54". A ‘Bolívia Querida’ ainda empatou antes do fim do primeiro período com Roberto: 2 a 2, aos 8’34". Muita marcação e confronto equilibrado no segundo tempo que acabou sem alterações no placar. Na etapa final, Eudin, artilheiro do Mundialito 2013 (atuando pelo Flamengo), deu números finais num belo chute de direita: 3 a 2, aos 9’08", placar final.

VASCO DA GAMA 3 (0) (3p) x (1p) (0) 3 VITÓRIA

No segundo jogo da noite, o Vasco da Gama precisou das penalidades para sair com a vitória sobre o Vitória (BA). Após empate em 3 a 3 no tempo normal, igualdade sem gols no tempo extra e 3 a 1 nos pênaltis. O jogo começou quente e foi o vascaíno Jorginho que estufou as redes primeiro: 1 a 0, aos 6’. Quatro minutos depois, Reyder empatou para os baianos. Veio o segundo tempo e Reyder provou porque foi eleito o ‘Melhor Jogador’ da Copa Nordeste 2013, virando o jogo de pênalti: 2 a 1, aos 3’27". Bueno deixou tudo igual novamente (5’) e, pouco depois, Danilo Buiu deixou o Rubro-Negro em vantagem. Igor Mello empatou a oito segundos do fim: 3 a 3. Sem gols no terceiro período, a prorrogação ficou no 0 a 0 e, nos pênaltis, o Vasco levou a melhor por 3 a 1.

RETIRADA DOS INGRESSOS

A entrada da IV Copa Brasil é gratuita mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, que é trocado pelo ingresso. As trocas podem ser feitas até a sexta-feira, dia 28, das 8h às 17h. O sábado, dia 29, é o último dia para a retirada dos ingressos do fim-de-semana, sendo que os locais funcionarão até o meio-dia. Verifique abaixo os pontos de troca:

– Casa Vhida (rua Pedro Álvares Cabral, 395, Dom Pedro I)

– Casa do Idoso São Vicente de Paula (rua Jerônimo Ribeiro, nº14, São Raimundo)

– Casa de Amparo Frei Mário Monacelli (rua Luiz Antony, nº115, Centro)

– Lar Batista Janell Doyle (rua Igarapé de Mauá, 01, Mauazinho)

– Casa Mamãe Margarida (rua Penetração, 2 – São José II )

DEMAIS RESULTADOS E OUTRAS INFORMAÇÕES

Mais informações sobre a IV Copa Brasil Manaus pelo site www.mpcrio.com e pelo Twitter @mpcrio.com.

Dez equipes de sete estados e quatro regiões do país estão confirmadas na competição: Flamengo (RJ), Vasco da Gama (RJ), Botafogo (RJ), Fluminense (RJ), Vila Velhense (ES), Sampaio Corrêa (MA), Avaí (SC), Sport Recife (PE), Vitória (BA), além do anfitrião Manaus EC (AM). Esta é a quarta edição do torneio que, até hoje, só viu times cariocas levantarem a taça de campeão: Flamengo (2013), Vasco da Gama (2012) e Botafogo (2011). Ao todo, são 120 jogadores, entre eles 46 atletas com passagens pela Seleção Brasileira, sendo nove campeões da Copa do Mundo FIFA. Apenas dois atletas e um treinador são bicampeões do evento: os atacantes Fred e Bruno Malias, e o técnico Gilberto Costa.

GRUPO A – Vasco da Gama (RJ), Flamengo (RJ), Avaí (SC) e Vitória (BA)

GRUPO B – Manaus EC (AM), Sport Recife (PE) e Fluminense (RJ)

GRUPO C – Botafogo (RJ), Sampaio Corrêa (MA) e Vila Velha (ES)

TABELA DA COMPETIÇÃO

1ª rodada (26.03)

Jogo 01 / GC – Sampaio Corrêa 5 x 6 Vila Velha

Jogo 02 / GA – Flamengo 3 (0) (3p) x (2p) (0) 3 Vitória

Jogo 03 / GA – Sport Recife 4 x 2 Fluminense

Jogo 04 / GB – Vasco da Gama 9 x 4 Avaí

2ª rodada (27.03)

Jogo 05 / GC – Botafogo 2 x 3 Sampaio Corrêa

Jogo 06 / GA – Vasco da Gama 3 (0) (3p) x (1p) (0) 3 Vitória

Jogo 07 / GA – Fluminense 5 x 6 Manaus EC

Jogo 08 / GB – Flamengo x Avaí

3ª rodada (28.03)

Jogo 09 / GA – 17h45min – Vitória x Avaí

Jogo 10 / GB – 19h – Botafogo x vencedor do jogo 01

Jogo 11 / GA – 20h15min – Flamengo x Vasco da Gama

Jogo 12 / GC – 21h30min – Manaus EC x Sport Recife

Semifinais (29.03)

Jogo 13 – 15h – 1º Grupo A x 1º do Grupo B

Jogo 14 – 16h30min – 1º Grupo C x 2º do Grupo A

Final (30.03)

Jogo 15 – 8h30min – Disputa de 3º lugar – perdedor do jogo 13 x perdedor do jogo 14

Jogo 16 – 10h – Decisão – vencedor do jogo 13 x vencedor do jogo 14

* ordem e horários dos jogos podem sofrer alterações por parte da organização

A IV Copa Brasil é uma realização da Semjel (Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Manaus), Prefeitura de Manaus e LNC Eventos Esportivos, com apoio das federações dos estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Maranhão e Bahia, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Beach Soccer Worldwide (BSWW) e FIFA. A competição tem patrocínios de Governo do Estado do Amazonas, Kaiser, Ramsons e Tim, e transmissão da TV Crítica (Rede Record).