Comarcas do interior ganharam novos servidores - Fato Amazônico

Comarcas do interior ganharam novos servidores

O Tribunal de Justiça do Amazonas vem realizando vários concursos para servidores. Durante a gestão do presidente Ari Jorge Moutinho da Costa, na capital e região metropolitana foram organizados concursos para servidores e magistrados, já o interior do Amazonas foi contemplado com um concurso para a 2ª Sub-região, abrangendo as cidades de Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Tefé e Uarini.

Além de promover estes concursos, o TJAM também empossou servidores de outros concursos realizados anteriormente no interior do Estado, na 5ª Sub-região do Amazonas (Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí e Borba); e na 3ª Sub-região, em Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauini e Tapauá.

Com o provimento das vagas com servidores do Judiciário nas comarcas do interior, é possível melhorar o atendimento à população, de forma contínua e independente, sem depender mais da cessão de servidores pelas prefeituras dos municípios ou outros órgãos, situação comum antes dos concursos.

2ª Sub-região

Em 17 de fevereiro deste ano tomaram posse os aprovados no concurso da 2ª Sub-região, realizado em 2013 pela Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (EASTJAM) e que ofereceu 25 vagas para as Comarcas de Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Tefé e Uarini.

Todos os servidores passaram por entrevista inicial, apresentação de exames e outros documentos para cumprir as exigências do edital. Depois de empossados, ele também participaram do Curso de Formação Inicial realizado pela EASTJAM. Das oito cidades, Tefé foi contemplada com dez servidores e as demais comarcas receberam dois servidores cada uma.

5ª Sub-região

Em novembro de 2012, o Tribunal de Justiça do Amazonas capacitou os servidores nomeados no Concurso Público da 5ª Sub-região do Amazonas no mês anterior. A Comarca de Humaitá recebeu novos servidores, sendo três assistentes judiciários; dois assistentes judiciário – Suporte ao Usuário de Informática; seis auxiliares judiciário II.

Em Manicoré foram empossados dois assistentes judiciários e dois auxiliares judiciários II. Novo Aripuanã teve dois novos servidores empossados nos cargos de assistente judiciário e auxiliar judiciário, respectivamente. As Comarcas de Apuí também receberam dois servidores cada uma, para os mesmos cargos.

3ª Sub-região

Na 3ª Sub-região do Amazonas, que compreende as Comarcas de Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauini e Tapauá os servidores, nomeados no início de julho de 2012, preencheram 12 vagas para os cargos efetivos de assistente judiciário: assistente técnico judiciário e suporte ao usuário de informática (nível médio) e auxiliar judiciário II (fundamental). Os servidores foram empossados e em seguida passaram pelo curso de aperfeiçoamento na Escola de Aperfeiçoamento do Servidor.