Combate ao tráfico: apreensões de droga já ultrapassam 2,3 toneladas no AM - Fato Amazônico

Combate ao tráfico: apreensões de droga já ultrapassam 2,3 toneladas no AM

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, destacou, durante audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ontem (31), as ações de combate ao tráfico de drogas na capital e interior, que estão sendo realizadas pelas Polícias Civil e Militar, e já resultaram na apreensão de aproximadamente 2,3 toneladas de droga em todo o Estado nos três primeiros meses de 2015. “Quando atacamos o tráfico de droga, estamos atacando diversos outros crimes que são consequência disso, como os homicídios e ainda os roubos, por isso, tem sido uma das prioridades de todos os órgãos do Sistema de Segurança”, disse.

Desde o início do ano, Sérgio Fontes destacou o aumento na produtividade das delegacias especializadas como a de Homicídios e Sequestros, do recém criado Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), vinculados à Polícia Civil, e ainda da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai). “O empenho dos nossos policiais é algo que merece ser destacado. Com a chegada das novas viaturas, acreditamos em uma grande melhora na sensação de segurança de Manaus”, disse.

Apenas nos últimos dez dias foram apreendidos cerca de 800 quilos de droga, entre maconha e cocaína. Ele ressaltou que grandes apreensões de droga têm sido deflagradas em vários pontos da cidade, como é o caso dos 200 quilos de entorpecentes encontrados com duas pessoas, em um condomínio de luxo na Zona Oeste de Manaus. “Os homicídios estavam crescendo de maneira desproporcional em Manaus. Acreditamos que com as ações de combate ao tráfico, estamos conseguindo diminuir esse comércio e a oferta da droga, que são as grandes motivações para os crimes de assassinato”, destacou.

Prisões

Entre janeiro e fevereiro, os Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas registraram 1.169 prisões em flagrante, grande parte por tráfico de drogas, fruto de ações das Polícias Civil e Militar. “Segurança Pública é uma das prioridades deste governo e já estamos dando respostas à sociedade”, disse.

Novas viaturas

Na audiência, Sérgio Fontes, também reafirmou o compromisso do governo do Estado em reforçar o policiamento ostensivo com novas viaturas do Ronda no Bairro. A previsão é colocar nas ruas cerca de 700 viaturas até o final do primeiro semestre deste ano, em Manaus e municípios da Região Metropolitana. “Estamos mudando o tipo de viaturas que irão atuar no policiamento ostensivo, colocando os veículos tipo Renault Duster, que são menores e mais baratos para o sistema, e darão mais visibilidade porque teremos mais veículos nas ruas”, disse.

Na área social, a Secretaria de Segurança Pública irá atuar em conjunto as secretarias de Governo, no Projeto Social Todos Pela Vida, atuando nas causas da violência. “Tenho a convicção de que precisamos atuar firmemente nas causas da violência, assim iremos deixar para as gerações futuras uma cidade melhor”, disse.