A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM) divulgou, nesta terça-feira (13/11), o resultado da terceira edição da Olimpíada Amazonense de Matemática (OAM). Ao todo, 260 mil estudantes da rede pública estadual participaram da competição educativa organizada pela SEDUC. 
 
A relação dos estudantes vencedores na capital e nos municípios do interior do Estado está disponível no site da SEDUC: www.educacao.am.gov.br. 
 
De acordo com uma das coordenadoras da olimpíada, professora Tarcinara Tavares, na edição deste ano, o número de participantes superou as expectativas em relação às edições anteriores. 
 
“Em 2016, foram 210 mil alunos participando da olimpíada. Em 2017, foram 240 mil. Neste ano, a SEDUC intensificou as ações de incentivo ao aprendizado da disciplina de Matemática entre os estudantes e, por isso, conseguimos alcançar o número de 260 mil participantes na competição”, afirmou.
 
A premiação dos estudantes em Manaus e no interior está prevista para o dia 29 de novembro. A solenidade será realizada nas respectivas unidades de ensino da rede estadual em que o aluno está matriculado. 
 
Competição – Iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEDUC Amazonas, a Olimpíada chegou neste ano à sua terceira edição. Diferentemente da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que aceita inscrições a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, a competição criada pela SEDUC conta ainda com a participação de estudantes desde o 4º e 5º anos desse nível de ensino.
 
Na edição deste ano, a Olimpíada Amazonense de Matemática teve como tema “Promovendo a inclusão social através da difusão do conhecimento matemático” e foi lançada no mês de maio. A competição foi dividida em três fases.