Comunidade do Catalão recebe lançamento simbólico do programa do Governo Federal, ID Jovem - Fato Amazônico


Comunidade do Catalão recebe lançamento simbólico do programa do Governo Federal, ID Jovem

O Catalão, comunidade flutuante, que fica  a pouco mais de 40 minutos de Manaus, recebeu, na última sexta-feira (24), o lançamento simbólico do programa do Governo Federal, Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem. 

O “ID Jovem” é um documento que garante acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, descontos em viagens interestaduais, além da isenção da taxa do Enem, aos jovens com renda mensal de até dois salários mínimos e idade entre 15 e 29 anos. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

 “É excelente receber esse programa aqui na nossa comunidade flutuante, esse projeto vai ajudar e facilitar a vida dos nossos jovens, principalmente no que diz respeito ao acesso a cultura e ao esporte. A vida no interior é mais difícil, e muitos jovens deixam de fazer uma faculdade por falta de condições, com certeza esse projeto vai nos ajudar nessa parte da gratuidade do Enem e eu só quero agradecer por isso”, comentou dona Raimunda moradora da Comunidade.

Expectativa é atingir meio milhão de jovens – Em todo o Brasil mais de 400 mil jovens já se inscreveram no Identidade Jovem e no Amazonas, quase meio milhão deve ser beneficiado.  “O ID Jovem, esse programa nacional, que valoriza, incentiva e dá direitos aos jovens, é muito importante para o nosso Estado, por todos os benefícios que ele oferece aos jovens. Por isso, o Governo do Amazonas vai  lutar todos os dias para que esse programa se amplie, para que os nossos jovens tenham cada vez mais acesso à cultura, ao lazer e ao esporte”, comentou a titular da Sejel, Janaina Chagas.

Natural do interior do Maranhão, o secretário Francisco de Assis visitou pela primeira vez uma comunidade ribeirinha fora do seu Estado e se disse feliz por levar o ID Jovem a comunidade do Catalão, conhecida por incentivar a juventude a praticar esporte.

“Fico muito feliz de estar aqui, o governo precisa estar cada vez mais próximo das pessoas, aonde quer que elas estejam. Vim aqui para falar desse programa de modo simbólico, porque realmente tem uma simbologia muito grande estar aqui. Falar que esse programa chega a vocês para ajuda-los a ter acesso a vários benefícios, como o direito que os jovens da área urbana tem é o mesmo que vocês, ribeirinhos, têm. Nessa concepção de acesso a politicas publicas e a todas as formas de expressão da juventude brasileira, que nós queremos dizer que o ID Jovem também pode e deve ser acessado por vocês”, pontuou Assis.

Técnico do time de futebol Juventude, da comunidade Catalão, Henrique Nascimento Maia, 22, gostou bastante de fazer parte do lançamento simbólico do ID Jovem. “Esse lançamento com a presença da secretária da Sejel e também com o secretário nacional da juventude foi show de bola, é o governo próximo da gente, isso é o reconhecimento. Tenho certeza que com esse projeto poderemos ter de fato ter acesso a cultura do nosso Estado, algo que muitas vezes não temos condições de acompanhar”, comentou.

Emissão – A emissão do “ID Jovem” pode ser feita por meio de aplicativo do celular ou pela internet, no site do programa (http//idjovem.caixa.gov.br). É necessário ter em mãos o número deIdentificação Social (NIS) impresso no Cartão Cidadão, extrato do FGTS e a Carteira de Trabalho.