Rio Preto da Eva

Quarenta e quatro comunidades rurais do interior do Amazonas estão implantando patrulhamento reforçado com as novas viaturas enviadas pela Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Segundo o Comando do Policiamento Militar do Interior (CPI), as comunidades careciam de policiamento fixo e, com essas novas viaturas, o problema está sendo solucionado.

De acordo com o Comandante do CPI, Coronel Wirley Abdala, o policiamento nas comunidades será feito 24h por dia, sem a necessidade de envio de efetivo da sede dos municípios, uma vez que os novos veículos contam com tração 4×4, apropriados para terrenos acidentados. Até então, as viaturas que atendiam as comunidades estavam precárias e nem sempre conseguiam atender a todos os chamados.

“Todas as comunidades eram atendidas com viaturas velhas ou esporadicamente por meio do envio de guarnição dos municípios-sede. Muitas vezes, a ausência de viaturas 4×4 impedia o envio das viaturas para determinados locais”, explicou Wirley.

O diretor do Departamento de Polícia do Interior (PDI), da Polícia Civil (PC), delegado Henrique Brasil, explicou que as viaturas enviadas pela SSP-AM para as Delegacias Interativas de Polícia do interior, com modelos de picapes tracionadas nas quatro rodas, trouxe um fato inédito para o policiamento nessas áreas.

“Com esse novo meio de locomoção, retomamos o trabalho que estava pendente há tempos, pois tínhamos bastante dificuldade para atender não só as comunidades distantes, mas os próprios municípios”, afirmou o delegado. “Por vezes, as viaturas que não eram resistentes, acabavam quebrando, impedindo as atividades da diligência”, completou Brasil.

Ainda conforme o delegado, as novas viaturas possibilitam aos policiais chegar em locais de difícil acesso. “Possuíamos apenas 18 viaturas traçadas em 18 municípios. Com esta ação da Secretaria de Segurança, chegamos à totalidade dos 62 municípios”, disse.

Comunidades de Parintins contempladas

O comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente-coronel Luiz Alberto Navarro, formalizou ontem a entrega de mais uma viatura tracionada para a Vila Amazônia, interior de Parintins.

Segundo o comandante, a viatura vai cobrir todas as 69 comunidades que compõe a Gleba de Vila Amazônia e servirá aos comunitários, tanto no policiamento 24h, quanto no atendimento imediato das vítimas de acidentes, necessitadas de atendimento médico especializado, além de apoio às atividades da Escola Municipal “Tsukasa Uyetsuka” e demais educandários.

Em cada uma das três localidades foram feitas as reforma e adequação dos Postos de Policiamento Comunitário, dando melhores condições de atendimento de ocorrências, além da presença permanente de policiais militares, realizando diuturnamente rondas ostensivas e colocando em prática a nova filosofia de policiamento comunitário, interagindo com os moradores de cada agrovila.