No dia 31 de janeiro se encerra oficialmente os trabalhos dos deputados federais que iniciaram seu trabalho em 2015, e conforme levantamento do site Congresso em Foco, somente seis deputados não faltaram a nenhuma das sessões realizadas durante todo esse período, inclusive a deputada federal do Amazonas, Conceição Sampaio.

Com 100% de presença nos quatro anos, Conceição Sampaio (PSDB-AM) se une a lista dos seis únicos não faltosos: os deputados Carlos Manato (PSL-ES), Lincoln Portela (PR-MG), Marcio Alvino (PR-SP), Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) e Weliton Prado (Pros-MG).

Outros nomes que tiveram uma ou duas ausências cada, foram os deputados Capitão Fábio Abreu (PR-SP), Floriano Pesaro (PSDB-SP), Samuel Moreira (PSDB-SP) e Tiririca (PSDB-SP).

O deputado Tiririca, por exemplo, vinha registrando presença desde seu primeiro mandato em 2011, mas a única falta existente, foi justificada. Outro exemplo foi Carlos Manato, que ausentou-se por estar no funeral do pai.

A Câmara realizou, nesta legislatura, um total de 416 sessões destinadas a votações, aquelas geralmente realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, em que a presença é obrigatória. Quem falta pode apresentar justificativas como atestado médico, missão oficial ou partidária para abonar a ausência e evitar um eventual desconto no salário. Se não houver justificativa, há corte no contracheque.

Dos seis deputados com 100% de frequência nesta legislatura, a única que tentou reeleição à Câmara e não conseguiu foi Conceição Sampaio, do Amazonas. A tucana deverá assumir uma secretaria na prefeitura de Manaus, comandada pelo colega de partido Arthur Virgílio Neto. (Com informações Congresso em Foco)