Mais de 30 alunos do 9º ano da Escola Estadual Leonilla Marinho, localizada no bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus, estiveram na manhã da última sexta-feira (15) na Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Os estudantes participaram do projeto Conhecendo o Legislativo e foram recebidos pela gerente do setor de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, que proferiu uma palestra sobre Educação Cidadã.

Durante uma hora os alunos receberam informações sobre cidadania, política, responsabilidade social, funcionamento dos Três Poderes e a função de um deputado estadual. Eles estavam acompanhados pelos professores Ramisson Pessoa Mota e Kleid Melo de Souza, que falaram sobre a importância da atividade para os adolescentes.

“Hoje eles puderam conhecer o papel da política e dos políticos, bem como os seus deveres e direitos como cidadãos, conhecendo uma visão diferente e não comente a que é passada pelos meios de comunicação, que muitas vezes mostram apenas o lado negativo dos papeis de cada um. Hoje eles aprenderam que a política pode ser diferente e se conscientizaram da importância do voto deles no futuro”, comentou o professor Ramisson Mota.

A aluna Evelyn Amorim, de 14 anos, declarou que a palestra de Educação Cidadã vai deixar aprendizados que os alunos irão levar e usar em seu dia a dia. “Achei a palestra de extrema importância para as pessoas da nossa idade. Acredito que aprendemos muitas coisas novas hoje, principalmente sobre política e sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, disse a aluna.