Conselheiro Érico Desterro recebe a Medalha de Ouro “Cidade de Manaus” - Fato Amazônico


Conselheiro Érico Desterro recebe a Medalha de Ouro “Cidade de Manaus”

Com 33 anos no serviço público, o ouvidor-geral do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, foi homenageado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com a Medalha de Ouro “Cidade de Manaus”. A outorga da aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) em uma concorrida cerimônia, que contou com representantes do governo do Estado e Prefeitura de Manaus, além de representantes de variadas siglas partidárias e de órgãos de todos os poderes e vários servidores do TCE.

Considerada a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo municipal às personalidades que prestaram relevantes serviços à capital amazonense, a medalha foi proposta pelo vereador Gilmar Nascimento (PSD), por meio do Decreto Legislativo nº 43/2017, e foi aclamada por unanimidade entre os vereadores da CMM.

Ao justificar a propositura da homenagem, o vereador se disse feliz e ressaltou que o conselheiro Érico Desterro possui todos os requisitos necessários para receber a comenda. “A Câmara Municipal realiza uma justa homenagem ao conselheiro Érico Desterro, que possui uma carreira com conduta ilibada, bem como atuação de maneira ética não só no meio jurídico, como conselheiro no TCE, mas também na magistratura, como professor”, comentou o vereador.

Em seu discurso, ao agradecer a CMM pela homenagem, o conselheiro Érico Desterro relembrou a sua trajetória como servidor no Tribunal de Contas e como professor, e ressaltou o carinho que tem pela capital amazonense. “Nada do que consegui na minha vida seria possível sem o apoio dos meus colegas de trabalho, amigos e, principalmente, da minha família, que me apoiou nos bons e maus momentos, portanto, me sinto muito feliz com essa bela homenagem”, comentou o conselheiro.

Ao falar em nome do governo do Estado, o vereador Dallas Filhos ressaltou que a escolha do homenageado foi acertada. “A gestão do conselheiro Érico à frente do TCE contribuiu para transformar a Corte de Contas em um órgão de destaque no Brasil, sendo, sem dúvidas, um dos nomes que engrandecem aquele Tribunal”, comentou ao representar o Governo do Estado.

Presente na cerimônia e em nome do TCE, o conselheiro Josué Filho agradeceu a CMM pela homenagem prestada ao conselheiro Érico Desterro e disse se sentir também homenageado por fazer parte da Corte de Contas. “Além de companheiro de trabalho, o conselheiro Érico é um grande amigo que a vida me concedeu e que merece todas as homenagens, não só pelo grande trabalho que exerce como um bom conselheiro e professor, mas também como cidadão e pai manauara exemplar que ele é”, disse.  

Ex-presidente do TCE-AM, o ouvidor e conselheiro Érico Desterro trabalha no TCE-AM há 33 anos, onde entrou em 1985, como assistente técnico de nível médio, passando pelos cargos de procurador de Contas e procurador-geral de Contas, até ser empossado como conselheiro, em 2005, pela vaga destinada ao MPC, no cargo que exerce atualmente. Concursado pela Universidade Federal do Amazonas, ele também é professor de direito administrativo pela Faculdade de Direito.

Ele também faz parte do Instituto Rui Barbosa (IRB), onde tomou posse como vice-presidente do órgão em março deste ano.O IRB é o órgão de inteligência dos Tribunais de Contas, que reúne conselheiros, auditores e membros do Ministério Público de Contas de todo o país. O instituto realiza estudos, pesquisas e capacitações com o objetivo de promover o aprimoramento dos TCs.

Além dos familiares, servidores e amigos, participaram da solenidade o corregedor-geral do TCE, conselheiro Julio Cabral, o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas, conselheiro Ari Moutinho Júnior,  o auditor Mario Filho e o procurador de contas João Barroso.