Contra abuso sexual nos ônibus, vereadora Therezinha Ruiz pede mais fiscais mulheres nos terminais - Fato Amazônico

Contra abuso sexual nos ônibus, vereadora Therezinha Ruiz pede mais fiscais mulheres nos terminais

Indicação protocolada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pela vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM) solicita que a Prefeitura de Manaus aumente o número de mulheres que atuam na fiscalização dos terminais de ônibus e ainda dê mais publicidade nos canais de denúncias para as vítimas de abuso sexual nos coletivos.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a maioria das ocorrências não é denunciada, representando apenas 5% do total de casos recebidos pelo órgão. Mas conforme estimativa da União Brasileira de Mulheres (UBM), para cada caso de assédio sexual dentro de ônibus denunciado, mais de cinco permanecem ocultos.

Segundo a vereadora, aumentando os canais de denúncias, por meio de um 0800 ou ainda com maior número de fiscais mulheres nos terminais, é possível inibir esse tipo de crime. “Sabemos que os horários de pico nos terminais são os mais propícios para que alguns homens pratiquem tais práticas, principalmente, quando as mulheres estão embarcando no ônibus”, disse.

Therezinha Ruiz destacou ainda que os motoristas também deveriam ser orientados quanto às providências que devem ser adotadas pelas vítimas. “É importante que a vítima saiba que somente denunciando é que os envolvidos podem ser presos”, disse.

Ela informa ainda que em São Paulo e Rio de Janeiro suspeitos de abusos foram presos após denúncias das vítimas. “ Esses abusadores são contumaz em tais práticas, ou seja, enquanto não forem punidos, irão continuar cometendo esse crime, motivado por um transtorno sexual”, disse.