Copa Tailândia abre temporada do muay thai no Amazonas - Fato Amazônico


Copa Tailândia abre temporada do muay thai no Amazonas

Aproximadamente 50 atletas de 15 academias participaram da 4ª Copa Tailândia de Muay Thai, evento que abriu a temporada da modalidade no Estado com um total de 60 combates de alto nível técnico no ginásio Renné Monteiro, em Manaus, neste domingo, 21 de janeiro.

De acordo com o presidente da Federação de Muay Thai do Amazonas, Ricardo Thai, além de dar a largada no calendário de 2018 serviu também para reafirmar a união entre as três entidades que desenvolvem a arte marcial tailandesa no Estado.

“O evento abriu o calendário e foi um sucesso. Tivemos 15 academias participantes representando três federações. Isso prova que o esporte veio para unir, independente do segmento, independente da instituição”, destacou o dirigente.

Talentos no ringue

O campeonato foi marcado pelo brilho atletas de diferentes idades, naipes e categorias de peso. Moradora do Lírio do Vale, Zona Oeste de Manaus, a lutadora Mayara da Silva Simões (Top Life) foi campeã da categoria pena ao vencer Carol Striker (CTO) na grande final por decisão unânime dos juízes após dois rounds de lutas.

“Esse é meu terceiro título por essa federação em apenas um ano de treinamentos com o professor Jeremias Alves. Não sabia nada desse esporte, mas hoje sei me defender e ainda participo dos campeonatos oficiais. Concilio os treinamentos com o trabalho e espero crescer muito mais no muay thai”, disse a atleta de 22 anos.

Bruna Lemos, de apenas 14 anos, novamente mostrou porque  é uma das melhores atletas de sua categoria. Venceu uma luta e levou mais um troféu para a academia JMT/CT Manaus Fight, do Manoa, Zona Norte da capital amazonense.

“Treinei muito para mais essa conquista na Copa Tailândia. Agradeço a meus amigos que me apoiaram e agradeço também a Deus porque sem Ele não somos nada”, enfatizou a promessa.

Projetos sociais que oferecem gratuitamente as aulas de muay thai tradicional se destacaram no ringue. Liderada pelo Mestre Ezequiel, a academia Hollywood, do Nova Cidade, Zona Norte, apresentou seus talentos na competição. Foi o caso de Vitor Elias, vencedor por nocaute num dos duelos das categorias de base do torneio.

“Estamos muito felizes por participar de mais um evento da Federação de Muay Thai do Amazonas. Trabalhamos com aproximadamente 90 alunos e nosso trabalho já tem 33 anos, sempre tentando evitar que eles fiquem longe das drogas e sempre perto do esporte”, destacou o professor.

Tradicional no jiu-jítsu, a equipe MPBJJ/Nova União também mostrou sua força no muay thai. Ramon Soares, de 17 anos, foi campeão de sua categoria. O treinamento do garoto é puxado por Marcelo Pontes, filho do lendário faixa preta Márcio Pontes, primeiro técnico do campeão do povo do UFC José Aldo Júnior.

Parceiros da modalidade

O evento teve apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), que cedeu o ginásio. A Federação de Muay Thai do Amazonas é uma das entidades apoiadas pelo braço esportivo do mandato da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB).