Cuidados com a alimentação nas festas de final de ano - Fato Amazônico

Cuidados com a alimentação nas festas de final de ano

Com a chegada das festas de final de ano muita gente só pensa nas deliciosas comidas que fazem parte desta época. Assim, torna-se comum comer além da conta, beber em excesso e deixar de lado os exercícios físicos. Porém, a nutricionista clínica e esportiva Fernanda Dias, alerta que esse exagero pode causar uma série de problemas. “É comum a sensação de desconforto, distensão gástrica, enjoo, cansaço, mau humor, aumento das secreções corporais, desregulações de triglicérides e colesterol. Há também uma probabilidade de ganho do peso corporal devido à retenção de líquidos corporais e do percentual de gordura”.

Ela garante que é preciso manter constantemente uma moderação das refeições, mas que não seria prejuízo cometer alguma extravagância apenas nos dias de festa. A dica da nutricionista é começar o quanto antes a seguir uma rotina alimentar equilibrada, já que, assim é possível diminuir as chances de um consumo alimentar exagerado. “O próprio corpo e a mente da pessoa que segue um processo de educação alimentar constante e equilibrado, não permite cometer excessos, ressalvo casos dos quais o tratamento está no início”.

Para isso, a especialista separou algumas dicas valiosas para manter uma alimentação equilibrada neste período e conseguir aproveitar as festas:
– Beba bastante líquido ao longo do dia, já que a hidratação além de regular o metabolismo contribui para diminuir a compulsão alimentar;
– Na véspera de Natal e Réveillon faça uma dieta bem equilibrada e com muitas fibras e água no cardápio. Abuse das saladas bem colorias nas refeições principais e das frutas de forma variada e para ingestão no café da manhã e nas refeições intermediárias;
– Antes das ceias festivas coma com moderação os tira-gostos à base de frutas oleaginosas (amêndoa, avelã, nozes, amendoim, castanha de caju, castanha do para). Dê preferência às frutas desidratadas não cristalizadas e não caramelizadas, tais como ameixa, uva passas, tâmara e damasco, maça desidratada, pera desidratada, abacaxi desidratado entre outras.
– Aproveite o uso de algumas hortaliças como couve, agrião, alface e frutas cítricas tais como laranja, tangerina, acerola, abacaxi, kiwi e faça saborosos sucos naturais. Consuma estas preparações no desjejum, nas refeições principais e na ceia;
– Nas refeições que antecedem as festas faça lanches leves como sanduiches naturais com pão de forma integral, queijo light e carnes magras acompanhado de suco natural, vitamina de frutas e cereais, gelatina com cereais e frutas;
– Na hora da ceia, em primeiro lugar faça um prato de salada. Coma à vontade. As fibras dos vegetais auxiliam na promoção da saciedade.
– Combine pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas que contenham os mais diversos vegetais. Dê preferência às saladas que contenham frutas cítricas em meio aos ingredientes, tais como laranja, abacaxi e kiwi com alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc.
– Evite os molhos à base de maionese, dê preferência para os feitos com iogurte, limão ou os molhos à base de frutas;
– Prefira as preparações assadas e grelhadas.

E boas festas.