Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Prefeitura de Manaus realizou ontem (12/5), nas dependências do shopping Phelippe Daou, zona Leste, a abertura do Dia ‘D’ e da Campanha de Vacinação contra a Gripe, seguindo a mobilização nacional de imunização contra o vírus Influenza, causador da doença. Quem visita o espaço, pode também apreciar a decoração completa com a temática da Copa do Mundo de Futebol 2018.

Em toda a cidade, são 626 postos de vacinação, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Igrejas, supermercados e escolas, que funcionarão até 17h, distribuídos em todas as zonas da cidade, inclusive na zona rural. Nos shoppings Via Norte, Nova Cidade, Cidade Leste, Studio 5, Manauara, Amazonas e Millennium, o horário é diferenciado, até às 18h. Além disso, serão disponibilizados 177 postos volantes que circularão em áreas estratégicas para atender as comunidades.

Durante a cerimônia de abertura da campanha, a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, destacou que Manaus não teve casos da doença registrado no ano passado e que, este ano, isso deve se repetir devido ao trabalho de imunização realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “A prefeitura tem trazido muita informação para que a população entenda porque se vacinar é importante”, observou a primeira-dama.

O secretario municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacou que o grupo prioritário deve tomar a vacina. “É determinação do prefeito Arthur que nós tenhamos como prioridade a prevenção e a vacina é a melhor forma de fazermos isso. Aproveito para parabenizar todos os profissionais de enfermagem no dia mundial do enfermeiro”, disse.

O público alvo é de 424.402 pessoas e a meta é vacinar 90% deste total. Para isso, serão disponibilizadas em torno de 450 mil doses de vacina. A campanha é voltada para indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas (aldeados e assistidos pela SESAI), crianças na faixa etária de seis meses a menor de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das escolas públicas e privadas.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar o laudo médico, receita, carteirinha dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber o imunobiológico, assim como, os professores também deverão apresentar documentos (crachá, contra cheque ou outro documento) que comprovem a profissão.

O autônomo, Sandro Canto, 33, ficou sabendo que seria montado um posto no shopping Phelippe Daou, e aproveitou para tomar a vacina, uma vez que faz parte do público-alvo. Soube que poderia me imunizar aqui e resolvi vir logo cedo pois faço parte do grupo prioritário por ter diabetes. Vim logo porque isso é o melhor para mim”, explicou Sandro.

A vacina contra influenza é trivalente constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contêm vírus vivos e não causam a doença. É contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

Quem foi vacinado contra o sarampo recentemente, pode receber a dose contra a gripe. Inclusive, as crianças que não estiverem com o registro da Tríplice Viral atualizado, receberão o imunobiológico simultaneamente.

​O agendamento da vacinação do grupo prioritário impossibilitado de locomoção acontecerá pelo telefone 0800-280-8280 no período de 14 a 30 de maio. O atendimento de vacinação dos acamados acontecerá no período de 04 a 08 de junho.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil e pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco (crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diversa, assim como a infecção pode afetar de forma diferente as pessoas.

Decoração para a Copa

Além de realizar a abertura da Campanha de Vacinação, a primeira dama do município também visitou o bazar que acontece no Shopping Phelippe Daou e conheceu a nova decoração do espaço inspirada na Copa do Mundo. O lugar foi um dos primeiros da cidade a ser decorado com o tema. São bandeirolas que juntas formam símbolos associados ao futebol e ao Mundial, como a bandeira do Brasil, da Rússia – país sede da competição – e a camisa da seleção canarinho.

A decoração faz parte da campanha Galeria na Torcida, que visa movimenta atrair o público ao centro comercial da zona Leste, e também as galerias Espírito Santo e Remédios, ambas no Centro. “Inauguramos a decoração antes dos dias das mães. Queremos sim que o Brasil seja um sucesso na Copa do Mundo de Futebol 2018, mas queremos mesmo que as pessoas venham comprar os presentes dos dias das mães aqui no shopping ou nas Galerias Populares do Centro e aproveitem para admirar a decoração”, disse Elisabeth Valeiko Ribeiro.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •