Defesa Civil de Manaus registra sete ocorrências - Fato Amazônico

Defesa Civil de Manaus registra sete ocorrências

Sete ocorrências foram registradas pela Defesa Civil de Manaus durante a chuva desta quinta-feira, 27, por meio do número de emergência 199. Entre elas, um deslizamento de barranco na rua João Walter, na Compensa 1, zona Oeste, onde oito casas, segundo os moradores, estão com risco de desabamento.Duas equipes da Defesa Civil estão na área fazendo a vistoria dos imóveis e o levantamento do local.

Também foram registrados dois alagamentos: um na Compensa e outro na Comunidade São Lucas. Técnicos da Defesa Civil também foram informados sobre uma rachadura na parede de uma casa no bairro do Coroado, zona Leste, além de dois riscos de deslizamentos de barrancos na Colônia Antônio Aleixo e Loteamento Fazendinha. Houve também um chamado para um risco de desabamento de casa na Praça 14 de Janeiro.

Durante a averiguação das ocorrências, a equipe da Defesa Civil esteve na Avenida Brasil, na Compensa, onde constatou que o alagamento na área foi causado pela obstrução de um bueiro. O edifício afetado pela água foi construído abaixo do nível da rua e por conta disso houve alagamento em uma casa. Em virtude da ocorrência, técnicos do órgão foram acionados e fizeram uma vistoria prévia no local. O resultado será encaminhado para o Distrito de Obras da área para que medidas sejam tomadas.

Os pluviômetros instalados na capital amazonense registraram 5,0mm de chuva na zona Sul; 45,8mm na zona Oeste; 7,2 mm na zona Leste; 7,8 mm na zona Norte e 36,2 mm na zona Centro-Sul.

Março

As chuvas registradas em Manaus até esta quinta-feira, 27, já ultrapassaram a média esperada para todo o mês, que varia de 240 a 300 mm. O mês já ultrapassou, inclusive a faixa de “chuvoso”, que varia de 300 mm a 370 mm, atingindo a faixa de “muito chuvoso”, que é de chuvas acima de 370 mm.

Foram registradas ainda, na manhã desta quinta-feira, rajadas de ventos de 46 km/h, por volta de 8h, na estação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

A previsão para o restante desta quinta-feira é de tempo parcialmente nublado a nublado com possibilidades de chuva. A temperatura a tarde deve chegar aos 30°C ea umidade relativa aos 60%, com ventos fracos ao longo do dia. Para os próximos dias os termômetros devem registrar a mínima de 23°C e 24 °C e a máxima entre 30 °C e 31°C. A previsão é de mais chuvas para os próximos dias.