Deputada destaca união dos prefeitos na luta por recursos para a estruturação dos municípios - Fato Amazônico

Deputada destaca união dos prefeitos na luta por recursos para a estruturação dos municípios

“Lutamos por um país mais inclusivo e essa inclusão passa por políticas públicas que precisam ser construídas e as respostas dadas à população. O que vimos aqui faz a diferença nessa luta: a unidade dos prefeitos não só do Amazonas, mas de todo o Brasil, no qual a Assembleia Legislativa é apoiadora. Também percebemos claramente a situação caótica de diversos municípios e o desespero dos gestores com a escassez de recursos para executar suas obrigações. São mais de cinco mil municípios que passam por essa situação”, destacou a deputada estadual Conceição Sampaio (PP), durante seu pronunciamento desta segunda-feira (14), sobre o encontro da Associação dos Municípios do Amazonas (AMA), realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na última sexta-feira (11).

O encontro no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, presidido pela deputada Conceição Sampaio, reuniu 49 prefeitos, além de parlamentares municipais, estaduais e federais, para debater sobre a participação do Amazonas na XVII Marcha a Brasília em defesa dos municípios, a ser realizada no período de 12 a 15 de maio de 2014, no Distrito Federal. Também foram debatidos os temas da crise nos municípios e a conjuntura eleitoral.

Conceição Sampaio destacou a importância de acolher os prefeitos, com as reivindicações trazidas do interior, pois os mesmos se preparam para uma grande movimentação em Brasília, uma marcha na tentativa de buscar repasses necessários para os municípios. “Sabemos que muitos municípios, não só do Amazonas, mas do Brasil, acabam apenas sobrevivendo com a transferência de recursos feita pela União. Tem a questão da água, do buraco, do esgoto, do ônibus escolar, enfim de toda a infraestrutura que proporcione qualidade de vida e aquecimento na economia dos municípios, mas o recurso não corresponde”, aponta a deputada.

“Também é preciso lembrar que os municípios precisam cumprir o plano diretor. E alguns desses não tem um plano diretor, que é uma determinação do Ministério das Cidades, ou estão com seus planos defasados e precisam de uma nova avaliação com a Câmara Municipal e a sociedade civil organizada.”, lembrou Conceição Sampaio. E comparou que se na capital, Manaus, a situação é complicada, pode-se imaginar como vive o interior.

A parlamentar ressaltou que os prefeitos apresentaram uma grande preocupação com as muitas decisões tomadas em Brasília, as quais são apresentadas para cumprimento, mas muitos não tem orçamento para sua execução.

Abandono

A deputada Conceição Sampaio oficiou, nesta segunda-feira (14), junto a Mesa Diretora, solicitação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), feita pelos moradores de uma área de assentamento da União, o Panelão, no município do Careiro Castanho. “São mais de mil pessoas que, infelizmente, estão totalmente abandonadas”, frisou a deputada.

“Queremos uma posição e uma resposta concreta do Incra sobre a realidade desse assentamento, que não é um caso isolado. Muitos assentamentos foram feitos, as famílias foram levadas para as áreas e depois esquecidas. Isso acontece em vários municípios do Amazonas”, enfatizou Conceição Sampaio, que esteve na comunidade no sábado (12), com a equipe técnica da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso, a qual preside desde 2007.

A parlamentar foi recebida pela presidente da Associação Agrícola Comunitária Projeto de Assentamento Panelão, Maria Margareth de Paula; e pelo presidente da Cooperativa Agrícola de Produtores do Careiro, José Monteiro; e demais comunitários.