Deputado destaca manejo sustentável do pirarucu como opção econômica para o Estado - Fato Amazônico




Deputado destaca manejo sustentável do pirarucu como opção econômica para o Estado

O projeto de produção de pirarucu de maneira sustentável realizado no município de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) foi citado pelo deputado estadual Abdala Fraxe (PTN), durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ontem, como um exemplo de opção econômica rentável que pode ser ampliada para outros municípios do Estado.

O parlamentar esteve recentemente em Tonantins e disse ter conversado com líderes comunitários do local que confirmaram as vantagens da criação do pescado. “Nós tivemos oportunidade de falar com vários presidentes de comunidades daquele município e todos foram unânimes de afirmar que este projeto é um projeto vitorioso e que vai resgatar de maneira significativa a qualidade de vida das populações ribeirinhas no município de Tonantins”, contou.

Ao todo, segundo Fraxe, são mais de 300 lagos utilizados para a produção de pirarucu, com uma produção crescente, sem pôr em risco de extinção a espécie. Mas para o êxito do projeto, o deputado disse ter sido essencial o empenho do Poder Público.

“São mais 300 lagos onde essas populações capturam o pirarucu e, ano após ano, conseguem ter resultados melhores tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. Isso nos faz ver que o interior do nosso Estado tem perspectivas, tem possibilidades quando o Poder Público , quando os órgãos responsáveis se unem para fazer um trabalho correto, planejado, dentro de toda a técnica do manejo sustentável a coisa pode acontecer”, disse.