A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou a primeira Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, na terça-feira (5), com a leitura da primeira Mensagem Anual do Governador do Amazonas, Wilson Lima. A abertura dos trabalhos legislativos foi presidida pelo deputado estadual Josué Neto (PSD), eleito presidente da Casa na última sexta-feira (1º), que também se pronunciou na sessão.

Durante seu discurso, o governador Wilson Lima, fez um apelo aos deputados e deputadas para auxiliar o governo a encontrar uma solução para sanar os débitos da saúde do estado, um dos grandes problemas enfrentados pelo estado do Amazonas. E disse também que é necessário modernizar a máquina pública para que o Estado tenha condições de realizar novos investimentos na capital e no interior.

“Os trabalhos que devem ser realizados para otimizar a receita, desburocratizar e desenvolver mecanismos fiscais de incentivo ao pequeno e médio empreendedor, a revisão da política tributaria e de concessão de incentivos fiscais, com foco na segurança jurídica e atração de investimentos na industria de fármacos e cosméticos, produção de óleo natura, desenvolvimento da piscicultura, do agronegócio, do extrativismo e do turismo”. 

Sobre mensagem, lida pelo governador Wilson Lima, o deputado estadual Fausto Júnior, destaca a necessidade de uma união da Assembleia Legislativa com o Governo do Estado e o Poder Judiciário. 

“O maior interesse é que o governo dê certo, pois se o governo vai bem a população estará mais amparada e assistida. O trabalho em união dos três poderes, em harmonia e cooperação, deve funcionar para o benefício da população. A Aleam certamente vai colaborar com o Governo colocando em pauta assuntos de interesse da população como reformas administrativas e políticas. Não podemos perder tempo e o nosso foco é fortalecer a economia do nosso Estado, principalmente do interior que está muito precária”, disse Fausto.

Em coletiva de imprensa após a solenidade o governador anunciou o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) como líder do governo na Aleam, que salientou que trabalhará alinhado com os demais parlamentares para a aprovação de projetos que contribuam para o desenvolvimento do Amazonas e para a atenção básica para os municípios do interior.

“Precisamos trabalhar para que os serviços públicos possam chegar a todos os municípios, sobretudo aqueles mais distantes”, ressaltou Bessa. 

O deputado estadual, Fausto Júnior, elogiou a escolha do novo líder do Governo que é de seu partido.

“Carlinhos veio do interior, tem conhecimento das necessidades da população, uma vez que o interior é onde a população sente maior necessidade do Estado, Carlinhos não é líder de um governo, ele é líder do interesse da população”, reforçou.