O deputado Fausto Júnior (PV) foi eleito na terça-feira (06/02), por unanimidade, presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Revisão Territorial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Ele teve seu nome indicado ao cargo de maneira consensual pelos demais membros do parlamento.

O deputado afirmou que fará da comissão um espaço de amplo debate entre os parlamentares, governo e sociedade para contribuir de forma significativa com o desenvolvimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo o regimento interno da Assembleia, estão entre as atribuições da comissão discutir projetos e propor soluções e assuntos relativos às políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios de todo o estado e questões como limites territoriais. Mas o parlamentar já apresentou também um Projeto de Resolução Legislativa propondo a ampliando das atribuições da Comissão como:

– Opinar sobre todas as proposições referentes ao desenvolvimento das regiões do Estado;

– Fortalecimento das organizações socioprodutivas para ampliação da participação social e o estimulo à pratica política de construção de plano e programas de desenvolvimento;

– Inserção social-produtiva da população e a capacitação dos recursos humanos;

– Políticas públicas voltadas a proporcionar as condições necessárias de infraestrutura, crédito entre outros para o aproveitamento de oportunidades econômicas produtivas promissoras para o desenvolvimento de municípios.

Dessa forma, Fausto quer que à Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, assuma um papel de protagonismo quanto ao atendimento de demandas municipais.

“Vamos desenvolver um importante trabalho no Parlamento amazonense, tendo em vista que os municípios são os entes federados mais próximos do cidadão e, portanto, devem merecer especial atenção”, destacou Fausto Júnior.

O deputado espera contar com a colaboração dos deputados e deputadas para a aprovação do Projeto de Resolução que tramita Casa.