Policiais da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) deflagraram, ao longo de sexta-feira (1º/02), ação policial na Zona Leste de Manaus, que resultou nas prisões, em flagrante, de sete pessoas, apreensões de duas armas de fogo, munições e drogas. Durante a ação, os policiais civis também recuperaram com o grupo um carro da marca Volkswagen, modelo Gol e de cor cinza, que havia sido roubado na última segunda-feira (28/01).

O balanço da operação foi divulgado pelo delegado Cícero Túlio, na manhã de sábado (02/02), durante coletiva de imprensa realizada às 9h30, no prédio da Derfv. Na ocasião, foram apresentados Anderley Flores da Rocha, 23; Eric Keven da Silva Medeiros, 19; Gabriel Glydson Oliveira dos Santos, 23; Juliana de Assunção Farias, 23; Levi Wescley Barbosa da Silva, 20; Liliane Roberta Medeiros, 20, e Rodrigo da Silva Costa, 22.

Investigação – De acordo com o delegado Cícero Túlio, a ação teve como objetivo inicial apurar sobre o roubo do veículo roubado no dia 28 de janeiro deste ano. “A equipe obteve acesso as imagens do roubo e as investigações foram iniciadas. Então na tarde de ontem (1°/02), tomamos conhecimento de que Herleson Souza da Silva, 25, integrante da quadrilha, teria sido preso por policias militares por roubo e conduzido até o 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos. Dessa forma, a nossa equipe foi até o 14° DIP e Herleson decidiu colaborar com as investigações”, disse o delegado.

Prisões – Conforme Túlio, a equipe da Derfv recebeu a informação de que o grupo, que estava com o veículo roubado, ainda na tarde de ontem iria cometer um roubo a uma casa lotérica do bairro Jorge Teixeira, zona leste da cidade, e que os infratores estariam em uma estância, localizada na rua Presinga, quarta etapa do bairro Jorge Teixeira. Os policias civis se deslocaram até o endereço mencionado na denúncia, onde encontraram Eric, Gabriel, Juliana, Liliane e Rodrigo. Com eles, foi encontrada a chave do veículo roubado, além de 10 porções de pasta-base de cocaína.

“Ao serem questionados sobre onde estaria o automóvel roubado, Juliana e Liliane confessaram que o carro estava escondido na rua São Francisco, segunda etapa da comunidade João Paulo, bairro Jorge Teixeira, e, dessa forma, conseguimos recuperá-lo. Os infratores confessaram, ainda, que estavam organizando um roubo a uma casa lotérica, situada naquela área da cidade, e que Anderley estava com uma arma de fogo e Levi estaria com outra arma de fogo, ambas seriam utilizadas no delito, além de mais entorpecentes”, explicou o titular da Derfv.

Ao longo das diligências, foi encontrado com Anderley um revólver calibre 38 e seis munições do mesmo calibre intactas. Já com Levi, a equipe apreendeu um revólver calibre 32, com numeração suprimida, cinco munições intactas do mesmo calibre e duas balanças de precisão. Com os dois infratores, os policiais apreenderam 172 porções pequenas de pasta-base de cocaína, oxi e maconha.

“Estamos apurando também outros crimes que eles possam ter participado. Os veículos, subtraídos pela quadrilha, eram utilizados tanto para a distribuição de entorpecentes quando para praticar outros crimes, como roubo”, destacou a autoridade policial.