Distrito de Saúde Sul realiza o primeiro fórum de vinculação Pré-natal 2018 - Fato Amazônico


Distrito de Saúde Sul realiza o primeiro fórum de vinculação Pré-natal 2018

As ações para a diminuição da mortalidade materna e neonatal, além de uma avaliação das práticas dos profissionais que atuam nas maternidades públicas e unidades de atenção básica que integram o Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), foram debatidas, ontem (19/4), durante o Primeiro Fórum de Vinculação Pré-natal 2018. O evento, promovido pelo Disa Sul, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ocorreu no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, Petrópolis, e foi voltado aos profissionais que atuam nas maternidades públicas e unidades de atenção básica, que integram a área de atuação do distrito.

“Nós reforçamos com todos os profissionais, a importância do trabalho de referência da mulher, da grávida para a maternidade, assim como o monitoramento e a orientação”, explicou a coordenadora do fórum e responsável técnica pelo programa Saúde da Mulher do Distrito Sul, enfermeira Lúcia Freitas.

Aproximadamente 120 participantes, entre diretores da maternidade Balbina Mestrinho e do Instituto da Mulher Dona Lindu, além de profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, odontólogos e assistentes sociais das unidades, prestigiaram o evento.

A Gerente do Distrito de Saúde Sul, Oriana Barreto, ressaltou a importância do fórum, pelo contato com os profissionais que estão na linha de frente ao amparo da mulher na gestação. “Esse é o momento em que podemos nos reunir, tanto diretores das unidades, como médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas da estratégia, para receber orientações e informações necessárias da técnica responsável, para melhorar o fluxo de encaminhamento da gestante paras as maternidades”, avaliou.

O fórum faz parte das diretrizes da Rede Cegonha, uma das estratégias da Prefeitura de Manaus para redução de mortes maternas e infantis na capital e inclui, entre outros benefícios, o transporte da gestante tanto para o pré-natal quanto para o parto.