Ontem (3), milhares de pessoas participam da carreata final de campanha de Jocione e Raiz (Foto Divulgação)
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Os eleitores de Novo Aripuanã decidirão, neste domingo (4), quem será o novo prefeito e vice-prefeito em eleição suplementar agendada pelo Tribunal Eleitoral. Dois candidatos disputam o cargo. São eles: Jocione dos Santos Souza (PSDB) e Hilton Laborda Pinto Junior (PMDB). O chefe de cartório eleitoral, Arlem de Almeida Martins, confirma que 12 mil eleitores estão aptos a ir às urnas, em 36 seções eleitorais do município.

A eleição suplementar em Novo Aripuanã deverá resolver a instabilidade política e administrativa que o município enfrenta desde 2016, quando o candidato a prefeito que recebeu mais votos, Aminadab Meira Santana (PSD), teve seu registro de candidatura negado pelo TSE, pela prática de ato doloso de improbidade administrativa, reconhecido por decisão do Tribunal de Contas do Estado.

De acordo o TCE, a prestação de contas de Aminadab Santana, referente ao exercício de 2011, continha uma série de irregularidades que, dentre outras sanções, levaram a Corte de Contas a reconhecer a inelegibilidade do candidato pelos próximos 8 anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

Nina Santana, como é mais conhecido no município, teve seu registro de candidatura negado pelo TRE-AM, recorreu a todas as instâncias da Justiça Eleitoral, sem conseguir uma decisão favorável, ao passo que foi finalmente afastado no dia 21 de novembro de 2017, por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Com o intuito de prestar apoio ao Cartório da 29ª Zona, onde os trabalhos estão sendo conduzidos com muita tranquilidade pelo Juiz eleitoral, Dr. Jean Carlos Pimentel dos Santos, o TRE-AM destacou uma equipe de servidores da capital, das mais diversas unidades, para garantir harmonia na continuidade dos trabalhos. Servidores do Tribunal saíram de Manaus (de barco) no dia 30 de janeiro, transportando 46 urnas (36 para seções + 10 de contingência), diversos materiais e mantimentos para abastecer 7 locais de votação em Novo Aripuanã, conforme tabela abaixo:

LOCAL DE VOTAÇÃO  – SEÇÕES

E.E. PROF. FRANCISCO SÁ: 01ª, 02ª, 03ª, 04ª, 05ª, 06ª e 66ª

E.E. GUILHERME BUZAGLO: 07ª, 08ª, 09ª, 13ª, 14ª, 59ª, 60ª e 61ª

E.E. PROF. JOAQUIM CANAMARI: 18ª, 19ª, 21ª, 24ª e 36ª

E.E. JULIETA LOPES DE ALBUQUERQUE: 15ª, 16ª, 17ª, 46ª, 50ª, 51ª, 53ª, 56ª, 57ª e 58ª

E.M. NOSSA SENHORA DE LOURDES: 62ª/71ª*, 63ª/64ª* e 67ª/69ª*

E.M. JOÃO FLAVIO DORVAL: 65ª e 70ª

E.M. FORTALEZA DO NORTE: 72ª/68ª*

*agregada

Para garantir que o pleito ocorra em clima de paz, e, a fim de que o eleitor de Novo Aripuanã efetivos das policiais Militar, Civil e Federal desembarcaram no município há algum tempo e acompanham, diariamente – e assim será até o encerramento do pleito – a movimentação na cidade para conter quaisquer excessos e restabelecer a ordem.

Aliás, em se tratando de manter a ordem, não se pode esquecer o trabalho conjunto da Justiça Eleitoral e da Justiça Comum, em Novo Aripuanã, às vésperas da Eleição. Respaldado no Poder de Polícia, o Juiz eleitoral, Dr. Jean Carlos baixou portarias, por meio das quais impõe uma série de restrições, e conta, para o exercício desse mister, com o apoio dos servidores do Fórum de Justiça. É o caso, por exemplo, da Portaria n. 001, que trata da Lei Seca (12h de sábado até às 17h de domingo), a Portaria n. 002, que concebe a Fiscalização da Propaganda, a Portaria n. 003 que disciplina os atos fiscalizatórios da Portaria n. 002, a Portaria n. 004, que cuida do monitoramento de embarcações e aeronaves, a Portaria n. 005, que trata da Fiscalização das Movimentações Bancárias, bem como a Portaria n. 006, que estrutura os Juizados Especiais Eleitorais, para os crimes de menor potencial ofensivo.

Dito isso, importante dizer do trabalho realizado na manhã de quinta-feira (1º/02), em que 66 mesários receberam treinamento, nas dependências da Escola Francisco de Sá, sob a coordenação dos servidores Kétulle Albuquerque e José de Souza.

Milhares de pessoas participam da grande carreata de Jocione

“Vitória!!! Vitória!!! Assim foi dada a largada na carreata final de campanha pelo candidato a prefeito Municipal, Jocione Souza (PSDB), com apoio de  dezenas de carros, motos, bicicletas e milhares de pessoas na tarde de ontem  (03), pelas ruas de Novo Aripuanã (distante 229km da capital).

Jocione Souza (PSDB) e Raymundo Raiz (PR), fazem parte da Coligação “Agora é a vez do Povo”, na eleição suplementar marcada para este domingo (04), no município.

Com muita animação, a carreata percorreu os principais bairros da cidade, em um percurso que durou aproximadamente duas horas, com a participação de 7 mil pessoas. O candidato a prefeito Municipal, Jocione Souza, juntamente com o vice, Raiz e suas famílias, preferiram caminhar pelas vias, cumprimentando e abraçando os eleitores, que os paravam para um momento fraterno.

Em muitos trechos, moradores fizeram  questão de abrir às portas de suas casas, para receber uma bandeira e vibrar junto com todas as pessoas que participavam da carreata.

Muitos participantes fizeram questão acompanhar a carreata caracterizados, com intuito de alegrar mais ainda os eleitores durante o trajeto. “Estamos perto do carnaval e resolvi usar adereços junto com o número do nosso candidato, para levar alegria e uma palavra de esperança”, destacou a dona de casa, Joana Souza, eleitora da cidade.

Outros eleitores, uniram-se para fazer placas com mensagens de otimismo.  Entre às frases, estavam em destaque, “Nada de agressão. Pra você um coração”, ou “Por mais segurança 45”, até “Por mais emprego voto 45”, para que os moradores indecisos possam pensar antes de ir às urnas e escolher a melhor opção para Novo Aripuanã.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •