Em Barreirinha, festa de formatura termina em intoxicação alimentar coletiva - Fato Amazônico

Em Barreirinha, festa de formatura termina em intoxicação alimentar coletiva

Por Tadeu de Souza – Moradores da comunidade de São Francisco, na região conhecida como ‘Boca das Piranhas’, na Zona Rural de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus) terminaram intoxicados no último sábado (25), após consumir alimentação oferecida durante uma solenidade de formatura de alunos da escola local.

Momentos após consumir o alimento, cerca de 60 pessoas apresentaram um quadro clínico com forte dores abdominais, vômito e diarreia.

A direção da comunidade, segundo informou o vice-presidente, Lourenço Gonçalves, acionou um ambulancha da Secretaria Municipal de Saúde, que transportou, com apoio de barcos e outras lanchas velozes, os pacientes para a sede municipal de Barreirinha.

“Nunca tínhamos visto uma emergência dessa natureza. Graças a Deus que o socorro chegou a tempo”, disse Lúcia Oliveira Pantoja, cujo irmão foi uma das vítimas de intoxicação coletiva, durante o evento.

O coordenador de Comunicação da Prefeitura de Barreirinha, o radialista Jair Carneiro, explicou ao EM TEMPO, por telefone, que das 60 pessoas intoxicadas, 35 apresentaram um quadro clínico mais grave e foram imediatamente hospitalizadas durante a madrugada do domingo.

“Devido o número grande de pacientes, alguns moradores tiveram que receber os primeiros atendimentos ainda no corredor do Hospital Municipal Coriolano Lindoso”, afirmou Carneiro.

A direção do HMCL informou que este foi o primeiro caso de intoxicação coletiva registrado na emergência do referido hospital.