A guerra de facções criminosas deixou moradores do Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus assustados com a audácia dos bandidos no final da tarde deste domingo (24) minutos antes de mais um ensaio da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade.

Vídeos que circulam nos grupos de Whatsapp mostram homens executando a tiros um rival, identificado como Adeilson Pereira, que seria integrante do Comando Vermelho (CV). O crime ocorreu na Avenida São João, próximo a um bloco residencial do Prosamim e da quadra da Reino Unido da Liberdade.

Na ação dos bandidos que gritavam “aqui é FDN” outro homem, ainda não identificado foi baleado na perna, mas enquanto rivais matavam Adeilson, ele conseguiu empreender fuga em uma moto.

De acordo com moradores, Adeilson, estava marcado para morrer e ao ser visto por rivais da Família do Norte, ainda tentou fugir, mas foi baleado na perna e caiu próximo de vários carros.

A polícia disse que a vítima era “soldado do tráfico” e trabalhava para o traficante “Mano Kaio”, que comando o tráfico de drogas na Ponte do Peixe, território hoje de disputado por integrantes da Família do Norte.

Nota da Reino Unido

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade vem a público esclarecer, que a confusão que ocorreu neste domingo(24/02), por volta das 18h, nas proximidades do nosso Terreirão do Samba Mãe Zulmira Gomes, não tem nada a ver com a nossa Carreata, com o ensaio técnico ou com o evento realizado na quadra.

Entendemos que Manaus sofre com a disputa entre facções criminosas e nós, por estarmos localizados em uma área periférica de nossa cidade, não estamos imunes a essas situações.

Ao que nos cabe, pedimos apoio da Polícia Militar, que sempre tem nos atendido e agradecemos, reconhecendo em seus valorosos soldados, a esperança de que sejam os protetores da nossa população. Contratamos seguranças particulares para garantir a proteção das pessoas que estão em nossas quadras e trabalhamos, incessantemente, para que situações como essas não venham macular nossa Casa.

Sempre trabalharemos em prol do Carnaval, preocupados com a segurança do nosso público, o bem estar dos nossos frequentadores e a alegria dos nossos foliões. 

Reino Unido da Liberdade – um movimento cultural do nosso Estado