A primeira pesquisa eleitoral do Ibope no Amazonas sobre o segundo turno, divulgada na sexta-feira (19), aponta o candidato ao Governo do Estado, Wilson Lima (PSC), com 65% dos votos válidos, e o candidato Amazonino Mendes (PDT) com 35%. A pesquisa foi feita no período de 16 a 18 de outubro, com 812 eleitores em 22 municípios amazonenses.

A pesquisa está registrada no TSE sob o registro N°03129/2018 e no TRE, sob N°09804/2018. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Ibope, para calcular os votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

O candidato do PSC vem liderando as pesquisas de intenção de voto desde o primeiro turno das eleições para Governo do Estado. No segundo turno, o candidato vem superando o adversário com larga vantagem. “Agradeço ao povo do Amazonas que entendeu as propostas para a solução dos problemas em áreas cruciais, como saúde, segurança, educação. As pessoas estão cansadas da velha política e querem mudanças para dar um novo rumo do Amazonas”, destacou o candidato Wilson Lima.

Rejeição

A pesquisa ainda apontou o potencial de voto e de rejeição. Wilson Lima supera o candidato Amazonino Mendes no quesito “Com certeza votaria nele para governador”, com 52%, enquanto Amazonino Mendes marca apenas 29%. No item “Não voltaria nele de jeito nenhum”, Amazonino possui 45% e o candidato do PSC é de apenas 10%.