Em primeiro encontro oficial, na manhã desta sexta-feira, 11/1, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, falaram de preocupações em comum e prioridades para o Governo e Prefeitura, sobretudo nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. Na ocasião, foi firmada a primeira parceria para ações conjuntas no período de Carnaval. O prefeito foi ao encontro acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e o vice-governador Carlos Alberto Almeida também esteve presente na reunião.

A conversa ocorreu às 9h, na sede do governo, Compensa, Zona Oeste, quando prefeito e governador falaram, amplamente, sobre uma agenda comum de ações.

A abertura de diálogo com prefeituras é uma das prioridades do Governo. “A parceria que estou fazendo não é só com o prefeito de Manaus, mas com todas as prefeituras do Estado do Amazonas, ninguém constrói nada sozinho se ficar naquela briga, no puxa-encolhe, pois todo mundo perde, perde o Estado, perdem as prefeituras e o cidadão”, frisou Wilson Lima, informando que já havia conversado com o prefeito algumas vezes.

“É o início de um diálogo necessário entre governo e uma cidade-estado como é Manaus. Então, não pode haver desentendimentos. O entendimento, que os fatos mostram que é possível, a partir de agora, nos levam a ter boas esperanças, ou seja, cooperação”, disse o prefeito Arthur Neto, anunciando que a primeira ação definida para ser realizada em parceria entre o governo e a prefeitura é o Carnaval 2019. Nos próximos dias, os órgãos responsáveis pela organização do evento deverão estabelecer uma agenda comum para essa grande festa. “Nós temos o maior desejo de ver Manaus e o Amazonas trabalhando juntos”, afirmou o prefeito.

Ambos os governantes concordaram que o momento é de esquecer arestas e se unir para reconstruir o Estado e para dar a Manaus o que ela merece. Eles colocaram seus secretariados à disposição um do outro para conversarem sobre assuntos de relevância para a cidade, onde possam ser estabelecidas as parcerias devidas. Arthur também convidou o governador Wilson Lima a acompanhá-lo em uma visita a obras que estão sendo realizadas na cidade.