Empreendedores individuais do bairro Mutirão buscam formalizar atividade - Fato Amazônico

Empreendedores individuais do bairro Mutirão buscam formalizar atividade

Mais de 100 empreendedores individuais avulsos do bairro Mutirão, Zona Norte de Manaus, compareceram à 2ª Ação Empreendedora da Frente Parlamentar dos Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedor Individual do Amazonas (Frempeei), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada na semana passada.

Formalização para regularizar atividade profissional e orientação sobre linha de crédito fizeram parte das atividades no Centro de Convivência da Família ARAR. Técnicos da Frempeei e o coordenador do Programa Banco do Povo, Manoel Nogueira, estiveram durante toda a tarde à disposição dos participantes.

O presidente da Frempeei, deputado Adjuto Afonso (PP), explica que o objetivo da Ação é facilitar a formalização para o empreendedor, levando orientação e oportunidade imediata de formalização. "O que fazemos através da Frente, que a Assembleia faz, é dar essa orientação, esse apoio a essas pessoas, que querem vir para o mercado formal e muitas vezes não tem essa informação e nem oportunidade. Nós temos na Assembleia uma sala da Frente, que tem parceria com o Sebrae fazendo essa formalização. Além disso orientar sobre o acesso ao crédito. Temos aí o Banco do Povo, mas para que as pessoas tenham acesso a esse programa é necessário estarem formalizadas", disse o deputado.

Para os participantes do evento a ação foi positiva por ter sido realizada em local próximo à área de trabalho deles. "Vamos sair da informalidade para ser empreendedores individuais. Para nós esta ação da Frempeei é muito proveitosa, porque às vezes o feirante está na feira e não tem tempo para ir à procura de outras prioridades, então a Assembleia saindo de lá e vindo até nós é uma melhoria gratificante para nós feirantes", disse Kelly Uchoa, presidente dos feirantes do Mutirão.

O governo do Estado também participou através do Banco do Povo, orientando os presentes sobre como ter acesso a esse benefício. "Nós estamos trabalhando o Programa do Banco do Povo na capital e em todo o interior do Estado através da Afeam, fazemos financiamento, tanto para pessoas físicas, como micro empresários e empreendedor individual. Todas esses segmentos estão enquadrados no Programa, disse Manoel Nogueira, coordenador do Programa".

A Frempeei planejou uma agenda para se estender a todas as zonas da capital e pelo interior. A próxima ação terá data e local divulgados nos próximos dias.

Frempeei – A Frente Parlamentar foi criada em 2009, na Aleam, com a finalidade de orientar, formalizar e oferecer conhecimento sobre empreendedorismo, auxiliando os trabalhadores formais, e fazendo, inclusive, a Declaração de Imposto de Renda dos individuais. A Frempeei tem como presidente o deputado estadual Adjuto Afonso e vice-presidente o deputado estadual Luiz Castro (PPS).