Equipe multiprofissional de creches municipais participa de Encontro de Educação em Saúde - Fato Amazônico

Equipe multiprofissional de creches municipais participa de Encontro de Educação em Saúde

Técnicos em enfermagem, assistentes sociais e psicólogos que atuam em creches municipais participaram do ‘Encontro de Educação em Saúde: Vigilância em Saúde na Creche’, realizado nesta segunda-feira, 6, na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, zona Centro-Sul de Manaus. O encontro ocorre trimestralmente.

A proposta foi repassar informações, normas e procedimentos inerentes ao trabalho realizado pelos técnicos de enfermagem e demais profissionais da área de saúde nas creches municipais.

“O trabalho da técnica de enfermagem é passar orientações com relação às bases organizacionais e procedimentos técnicos da equipe de saúde. A responsável visita as creches e orienta pessoalmente o trabalho na questão da administração de medicamento, a vigilância em saúde, o acompanhamento e desenvolvimento da criança, entre outros procedimentos”, explicou a gerente das creches da Semed, Wissilene Brandão.

Responsável pelo encontro, a enfermeira Debora Napoleão, coordenadora da equipe multiprofissional das creches da Semed, que reúne enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos disse que foram abordados temas como a saúde dos profissionais na creche, limpeza do ambiente, cuidados com as crianças, entre outros temas. Para ela, a reunião é fundamental para o bom trabalho desses profissionais. “Todos os profissionais da equipe multiprofissional das creches municipais trabalham em conjunto, ou seja, cada um em sua área de conhecimento, mas com único foco que é a criança. Todos se preocupam no cuidar, educar e brincar dentro das nossas creches”, concluiu.

A enfermeira Daria Kessy, da Creche Municipal Gabriel Corrêa Pedrosa, localizada no bairro da Compensa, zona Oeste, afirmou que toda informação é importante para tirar dúvidas e aprimorar o trabalho realizado na área de saúde, seja com os alunos, ou com os profissionais das creches. “Nosso trabalho tem todo um cuidado e olhar diferenciado de orientação junto aos professores, pais das crianças e funcionários do nosso ambiente escolar”, disse.