Escolas da zona urbana de Tabatinga deverão ser reformadas este ano - Fato Amazônico

Escolas da zona urbana de Tabatinga deverão ser reformadas este ano

Três das quatro escolas estaduais situadas na zona urbana do município de Tabatinga (a 1.108 km de Manaus) deverão entrar em reforma a partir da metade do ano, quando inicia o período do verão amazônico. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Educação, Rossieli Silva, durante visita de fiscalização da Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) às escolas locais.

Segundo o presidente da comissão, deputado estadual Sidney Leite (PROS), essa é uma reivindicação que vem sendo mediada junto à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) desde o ano passado. “O secretário entendeu a necessidade dessas melhorias e veio até o município, junto com o engenheiro da Seduc, para levantar as necessidades”, disse.

O parlamentar lembrou ainda que esse tipo de investimento fomenta o estudo dos alunos do Ensino Médio com vistas ao vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que no ano que vem, oferecerá o curso de Direito, no município. “Essa é uma novidade que o reitor Cleinaldo Costa nos comunicou, esta semana, porque é uma luta da comissão que briga ainda pela implantação do curso de Enfermagem em Tabatinga”, disse Leite.

As escolas que receberão reforma são a Duque de Caxias, Pedro Teixeira e Marechal Rondon, por serem as mais procuradas pela população. Um calendário especial está sendo montado para que os alunos cumpram o ano letivo, segundo Rossieli Silva. A operação vai envolver mais de 3,5 mil alunos das três unidades.

Entre as melhorias estão ampliação do espaço da cozinha, pintura, reforço na parte elétrica para o funcionamento do laboratório de informática, entre outros reparos. Além disso, uma balsa com bebedouros novos e fogões deverá aportar no município nos próximos dias, segundo o secretário Rossieli Silva. “Vamos entregar ainda tablets para os professores da rede estadual e para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, em maio”, disse.

Tabatinga tem sete escolas estaduais, sendo quatro situadas na zona urbana. A Escola Estadual Duque de Caxias é um dos destaques do município: registrou 5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2001, seguida pela Escola Estadual Marechal Rondon, com 4,9 pontos registrados. Nos últimos anos do Ensino Fundamental, as melhores notas registradas foram da Escola Estadual Duque de Caxias (4,4 pontos) e Escola Estadual Pedro Teixeira (4,2 pontos).