Estratégia de segurança aplicada na Copa 2014 será testada no Réveillon da Ponta Negra e Zona Leste - Fato Amazônico




Estratégia de segurança aplicada na Copa 2014 será testada no Réveillon da Ponta Negra e Zona Leste

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas, por meio da Secretaria-Executiva de Grandes Eventos, apresentou ontem a operação de segurança para o Réveillon 2014. Um efetivo de 2,5 mil servidores, das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização (Manaustrans), entre outros órgãos estaduais e municipais, vai atuar na segurança na capital, que contará ainda com dois Centros de Comando e Controle Móvel (CIC-Locais), instalados na praia da Ponta Negra, zona oeste, e na avenida Itaúba, na zona leste.

As festas de ano novo na Ponta Negra e na zona leste serão utilizadas como eventos testes para a Copa do Mundo de 2014, conforme explicou o secretário-executivo de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara. Além do Centro Móvel, será instalada na Ponta Negra e na zona leste, uma plataforma de elevação, equipada com câmeras de segurança, que também vai auxiliar no monitoramento das festas.

De acordo com a Polícia Militar, a previsão é que 120 mil pessoas estejam na praia, outras 50 mil participem da festa na zona leste da cidade e outras 20 mil no Amarelinho, no bairro de Educandos, zona sul de Manaus.Apenas no que diz respeito ao efetivo da Polícia Militar, serão aproximadamente 1,4 mil policiais trabalhando durante a virada do ano. Além do serviço de patrulhamento, os policiais também vão participar, junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), de blitz da Lei Seca em vários pontos da cidade.

Segundo o secretário de Estado de segurança, Paulo Roberto Vital, o investimento feito pelo Estado e Governo Federal no sistema de segurança, com a aquisição dos CICs, além de equipamentos e treinamento de pessoal, é da ordem de R$ 120 milhões. Ele disse que as informações levantadas pelo Centro de Operações Integradas (Ciops) e Centros Móveis serão compartilhadas, para um melhor monitoramento.

“Nós vamos disponibilizar toda essa tecnologia para que possamos ter um evento de alegria, celebração, sem nenhum tipo de incidente, para que possamos comemorar o novo ano que está chegando”, disse Vital.

Centros de Comando e Controle Móveis – O Governo do Estado recebeu do Governo Federal duas carretas, equipadas com câmeras, rádios-transmissores, computadores, câmeras com tecnologia infravermelha, que compõem os Centros de Comando e Controles Móveis.

Os centros serão utilizados pela primeira vez durante a festa de Réveillon, como forma de teste para a Copa do Mundo de 2014, quando serão instalados do lado de fora da Arena da Amazônia e na própria Ponta Negra, onde será montado o FunFest, espaço que receberá torcedores para assistir os jogos do campeonato.

A estrutura terá ligação direta com o Ciops, onde será montado o Centro de Monitoramento Regional, que vai integrar órgãos estaduais e municipais. “O Centro Móvel é um componente do Sistema Integrado de Controle Estadual, que se integra ao sistema nacional. Durante a Copa do Mundo nós teremos comandos nos três níveis, nacional, regional e locais, apoiados por centros móveis”, explicou o coronel Dan Câmara.

Segundo o delegado Federal Pablo Oliva, coordenador da Comissão Especial de Segurança para Grandes Eventos (Coerge), além das carretas equipadas, também está sendo entregue para o Amazonas uma série de equipamentos para a detecção de bombas e monitoramento de imagens aéreas.

Segundo o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango, o aprimoramento dos trabalhos de segurança que serão utilizados durante o mundial é essencial, principalmente pela oportunidade de utilizar os novos equipamentos, recém-chegados. “Estamos agregando agora um grande investimento, que fará parte de uma nova estrutura de segurança”.