Estudante é apreendido com pasta-base de cocaína e oxi no bairro Alvorada - Fato Amazônico

Estudante é apreendido com pasta-base de cocaína e oxi no bairro Alvorada

Um adolescente de 13 anos foi apreendido na noite de ontem (10), por policias da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por tráfico de drogas. O suspeito que frequenta a Escola Estadual Alda Barata, localizada na rua Lóris Cordovil, bairro Alvorada I, zona Centro-Oeste da capital, segundo a polícia, costumava vender drogas para os outros alunos.

O adolescente foi detido após denúncias feitas pela comunidade para o projeto Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades (CEC) desenvolvido pela SSP-AM. “Passamos dois dias observando a rotina do menino que costumava fazer a entrega da droga em uma bicicleta. Quando abordado ele confessou o crime”, contou um dos policiais.

Com o adolescente os policiais encontraram 27 trouxinhas de pasta-base de cocaína e uma porção grande de pedras de oxi. A droga, de acordo com os policiais, ficava escondida atrás de um ônibus que fica estacionado próximo à escola do suspeito. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

Desde que o projeto Caravana da Cidadania foi implantado em julho deste ano, já foram presos 30 adultos, entre eles cinco foragidos da justiça, e apreendidos 11 adolescentes. Os policiais também apreenderam cerca de mil trouxinhas pasta-base de cocaína e de cocaína pura, e aproximadamente um quilo de oxi e maconha. Além do combate ostensivo ao tráfico de drogas nas proximidades das escolas, o projeto CEC leva para as salas de aula palestras direcionadas para a classe estudantil envolvendo temas como a exploração sexual de crianças e adolescentes, bullyng, alcoolismo, tabagismo, uso de drogas causas e conseqüências entre outros temas.