Ex-aluna indígena da UEA receberá homenagem no Maranhão - Fato Amazônico

Ex-aluna indígena da UEA receberá homenagem no Maranhão

A indígena da etnia kambena e egressa do Programa de Pedagogia Intercultural Indígena (Proind) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Eronilde Fermin, será agraciada na “Homenagem Professor Nilton Bueno Fischer de Educação em Direitos Humanos”. O evento será realizado no próximo dia 3 de outubro, em São Luís (MA). A iniciativa visa reconhecer a trajetória e atuação de professores (as) de escolas públicas e educadores (as) populares com relevante papel na Educação e Direitos Humanos.

Eronilde é professora de Ensino Fundamental da Escola Lambema Kana Ykwa da comunidade São Tomás, zona Rural do município de São Paulo de Olivença, a 1.235 km de Manaus. Para a professora, receber a homenagem será o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na comunidade indígena, além de promover a visibilidade do trabalho em prol de uma educação diferenciada para os indígenas. “Fico muito grata pela homenagem e agradecida em nome do meu povo. Obrigado aos professores da UEA que me ajudaram, principalmente ao professor Leonardo Peixoto, que foi quem me inscreveu para a homenagem”, disse Eronilde.

Perfil

Eronildes é cacique Kambeba, formada no curso de Pedagogia Intercultural Indígena da UEA e tem lutado para garantir a preservação da história, da cultura, da terra e do povo Kambeba. Foi coordenadora das escolas e dos professores kambebas, junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo de Olivença no período de 2011 a 2015. Além do trabalho desenvolvido na coordenadoria, é uma referência para os demais indígenas kambebas da região.